TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DO CONSELHEIRO PARA OS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO

Por:   •  11/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

 CLEIZIANE  MAIA DE SOUZA, MARIA MAGNÓLIA DA SILVA E SUZETE MARTINS DA SILVA

       

A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DO CONSELHEIRO PARA OS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO

Retirolândia

2017


CLEIZIANE MAIA DE SOUZA, MARIA MAGNÓLIA DA SILVA  E SUZETE MARTINS DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DO CONSELHEIRO PARA OS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO

Trabalho Final do Curso  Formação Pela Escola módulo:Competências Básicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE.

Retirolândia

2017


Sumário

Introdução         1

Desenvolvimento          3

Conclusão          5

Referências...............................................................................................................................6


Introdução 

         O presente trabalho vem retratar um pouco da realidade existente no município de Retirolândia-BA, localizado na região sisaleira e segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, possui uma população estimada em 14.627 habitantes.

           A situação vivenciada pelas escolas municipais no que se refere à atuação dos Conselhos de Educação não condiz como instância de controle social, pois a existência do Conselho Escolar nos moldes implantados não constitui conquista da comunidade escolar que se organiza para o exercício da democracia, mas o cumprimento de determinação legal que busca padronizar o funcionamento dos órgãos deliberativos para que as escolas estejam aptas a receber e gerenciar os recursos repassados. Sua função limita-se às atividades meramente burocráticas, onde seus membros não detêm nenhum conhecimento acerca do tema em questão.

             Diante da falta de conhecimento quanto às atribuições dos conselheiros, é de suma importância que o município através da gestão escolar promova cursos de capacitação para os referidos conselheiros para que dessa forma haja um ensino adequado para atender as demandas do contexto educacional vigente.

             A Constituição Federal de 1988 instituiu os municípios como ente federados, para que os conselhos começassem a apresentar uma nova configuração perante a garantia da educação de qualidade para cada município.

               A lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei. 9.394/96) no seu artigo 14.º reza que “Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios”: e no seu Inciso “II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”.

           Por isso, é primordial realizar capacitação e reuniões com todos os conselheiros visando um ensino adequado às mudanças e realidades presentes em nossa sociedade.

               O Programa Formação pela Escola está ofertando ao município de Retirolândia o Curso de Competências Básicas que possui como objetivo o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

            É importante salientar que os objetivos específicos deste programa estão voltados à formação dos participantes para a correta aplicação dos recursos financeiros repassados pelo FNDE: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa do Livro (PLI); Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE); e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

 

 

 

.

Desenvolvimento

             Os conselhos nasceram da aspiração e inquietação dos movimentos sociais, tendo em vista a participação democrática na busca pela formulação e gestão das políticas públicas, de modo que atendessem as necessidades dos indivíduos.

            Assim, os conselhos de educação são órgãos consultivos, normativos, fiscalizadores e deliberativos dos sistemas estaduais e municipais.

               O Programa Nacional de Formação de Conselheiros Municipais de Educação (Pro-Conselho), Programa de ação governamental coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), a execução do Programa teve início em setembro de 2003, sob a responsabilidade do Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino (DASE) e da Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino (CAFISE), na busca de articular ações que subsidiassem os municípios, tendo um curso voltado às necessidades dos conselhos municipais de educação.

             Como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE é uma autarquia federal criado pela Lei n.º 5.537, de 21 de novembro de 1968 e foi posteriormente alterada pelo Decreto-Lei n.º 872, de 15 de setembro de 1969, é responsável pela execução das políticas educacionais do Ministério da Educação-MEC.

            Partindo do pressuposto de que o Ministério da Educação-MEC oferece Curso de Extensão à Distância Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação, para fortalecer os sistemas de ensino, cabe ao município tomar a iniciativa para divulgar e incentivar a participação nos referidos cursos.

                 Contudo, a página do Pro- Conselho no site do MEC nos informa que o curso possui uma carga horária de 160 h no ambiente virtual e nos chama a atenção para os critérios do público alvo que o Curso será ofertado para Conselheiros Municipais de Educação e técnicos das secretarias de educação dos municípios onde ainda não existam Conselhos Municipais de Educação.

              Assim, vale ressaltar que a centralização do poder nas mãos do executivo fragiliza em muitos casos a autonomia dos Conselhos, do modo que acontecem as interferências do poder público nas decisões do Conselho.

          Para buscar coibir essas ações é necessário enfrentar com maior determinação o desafio da qualificação dos conselheiros, para que os mesmos possam desempenhar o seu papel de representação no espaço publico.

       Assim, o Controle Social é a integração da sociedade com a administração  pública cuja finalidade é solucionar problemas bem como as deficiências educacionais com mais eficiência.

         Portanto, é necessário enfrentar com maior determinação o desafio de oferecer cursos de qualificação aos conselheiros, para desse modo desempenhar o seu papel de representação no Conselho e auxiliar na boa aplicação dos recursos públicos.

CONCLUSÃO

         O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE através do Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE envia para o município recursos para serem utilizados na melhoria educacional e para que tudo aconteça de forma transparente faz-se necessário a participação dos integrantes dos conselheiros nos cursos de formação para que estes conheçam os Programas e a importância da atuação correta dos mesmos no planejamento e aplicação dos referidos recursos.

            Nessa premissa, com a disponibilização dos Cadernos de orientação para a Formação dos Conselheiros, cabe ao município ofertar cursos de capacitação pela secretaria Municipal de Educação com vistas a proporcionar aos Conselheiros a capacidade de enfrentar desafios presentes no cotidiano atual, bem como a promoção de oficinas e debates nas reuniões do Conselho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com