TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO SOCIAL E EMPRESARIAL

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

JOSÉ ROBERTO BATISTA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO SOCIAL E EMPRESARIAL

Assis

2012

JOSÉ ROBERTO BATISTA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO SOCIAL E EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.

Prof. Viviane Soares Ramos

Assis

2012

1.INTRODUÇÃO

        Desde o século XVIII, com a revolução industrial, a população humana além de já ter alcançado o status de superpopulação, vem cada vez mais modificando o ambiente natural, a história dos recursos naturais, exaurindo a matéria-prima, colecionando um aglomerado de poluição e destruindo a natureza. Apesar do longo tempo em que este panorama vem se mostrando, somente recentemente é que a humanidade começou a criar uma consciência ambiental.

        Nesse contexto a educação ambiental surge como uma metodologia de análise socioambiental com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente, conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável.

        “A necessidade de abordar o tema da complexidade ambiental decorre da percepção sobre o incipiente processo de reflexão acerca das práticas existentes e das múltiplas possibilidades de, ao pensar a realidade de modo complexo, defini-la como uma nova racionalidade e um espaço onde se articulam natureza, técnica e cultura. Refletir sobre a complexidade ambiental abre uma estimulante oportunidade para compreender a gestação de novos atores sociais que se mobilizam para a apropriação da natureza, para um processo educativo articulado e compromissado com a sustentabilidade e a participação, apoiado numa lógica que privilegia o diálogo e a interdependência de diferentes áreas de saber. Mas também questiona valores e premissas que norteiam as práticas sociais prevalecentes, implicando mudança na forma de pensar e transformação no conhecimento e nas práticas educativas.” (JACOBI, 2003, p. 191)

A educação ambiental tenta despertar em todos a concepção de que o ser humano faz parte do meio ambiente. É um aprendizado com múltiplas faces sociais, não só inserido no espaço escolar, mas também nas empresas, na prática da cidadania no dia-a-dia de cada indivíduo. Desse modo a inserção da educação ambiental visa melhorar a relação do ser humano com a natureza, mostrando como é possível um desenvolvimento sem o esgotamento dos recursos naturais, sem a poluição do meio ambiente. Para que haja a permanência de uma consciência verde, a educação ambiental deve ser vista e praticada como um aprendizado interdisciplinar e contínuo na vida das pessoas. Esta nova consciência ambiental traz melhorias na qualidade de vida e, quando praticados por organizações empresariais, proporciona uma nova imagem a empresa, atraí um público consciente e age como uma educadora ambiental.

2.DESENVOLVIMENTO

        No contexto em que nos vemos inseridos atualmente, reflexo de crescimento social e econômico desde tempos remotos, a inserção da educação ambiental não é somente mais uma disciplina a ser colocada em pauta e sim uma necessidade de âmbito social para a formação de uma nova consciência primeiro individual para depois se tornar coletiva.

      A tecnologia nos influencia a comprar e trocar as coisas numa velocidade que o meio ambiente não consegue acompanhar. Jogamos tanto lixo fora, mas fora de onde? Pois todo o lixo continua dentro do planeta e este se intoxica cada vez mais com o que para nós não serve mais. E jogamos coisas velhas para comprarmos coisas novas, desse modo esgotamos os recursos naturais usados na fabricação de nossos utensílios. Não somente isso, mas também o desmatamento cada dia mais voraz para a agricultura e pecuária, a poluição do ar, das águas e da terra, o desmazelo com nossas riquezas naturais e a falta de conhecimento e amor pelas outras espécies, nos faz seguir um modo de vida insustentável, no qual crescemos economicamente a cada dia, mas caminhamos para um tempo no qual nossas futuras gerações não terão nem água limpa para beber, muito menos para fabricar coisas ou gerar energia para nossas necessidades e caprichos.

“Não existe vida sem os ciclos de recursos de matéria e energia. A educação ambiental implica uma educação para a conservação e para o consumo responsável e para a solidariedade na repartição equitativa dentro de cada sociedade, entre as sociedades atuais e entre estas e as futuras. Trata-se de gerir sistemas de produção e de utilização dos recursos comuns, tanto quanto sistemas de tratamento de resíduos e sobras. A educação ambiental integra uma verdadeira educação econômica: não se trata de “gestão do meio ambiente”, antes, porém, da “gestão” de nossas próprias condutas individuais e coletivas com respeito aos recursos vitais extraídos deste meio.” (SAUVÉ, 2005, p. 317)

Em vista de todo esse cenário é que a educação ambiental é hoje um tema central que deve estar presente em todas as esferas sociais, não apenas nas escolas, cursos técnicos ou de graduação, mas também dentro das empresas e dos pequenos negócios. A conscientização verde tem que se inserir desde as escolas até dentro de padarias, supermercados, grandes empresas de cosméticos, fábricas de carro, etc. Cabe a todo o mercado se adaptar a uma nova realidade, a espalhar um novo conceito de qualidade, a ajudar a espalhar uma ideia, uma convicção na qual nos desenvolvemos conscientemente e demonstramos preocupação com o a nossa casa, o meio ambiente.

Quando a educação ambiental é inserida na escola estamos incentivando nossas crianças, adolescentes, jovens e até mesmo adultos a mudarem seus hábitos individuais, a criarem uma consciência na qual se veem como parte de um todo, como parte do meio ambiente e não a parte deste. Desse modo as pessoas podem começar a mudar seus costumes individuais e caminharem para uma consciência coletiva, na qual todo um grupo social estará unido por uma mesma causa, a do respeito ao meio ambiente.

“Trata-se de um aprendizado social, baseado no diálogo e na interação em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados, que podem se originar do aprendizado em sala de aula ou da experiência pessoal do aluno. Assim, a escola pode transformar-se no espaço em que o aluno terá condições de analisar a natureza em um contexto entrelaçado de práticas sociais, parte componente de uma realidade mais complexa e multifacetada. O mais desafiador é evitar cair na simplificação de que a educação ambiental poderá superar uma relação pouco harmoniosa entre os indivíduos e o meio ambiente mediante práticas localizadas e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno. Cabe sempre enfatizar a historicidade da concepção de natureza (CARVALHO, 2001 apud JACOBI, 2003), o que possibilita a construção de uma visão mais abrangente (geralmente complexa, como é o caso das questões ambientais) e que abra possibilidades para uma ação em busca de alternativas e soluções.” (JACOBI, 2003, p. 198)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (168.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com