TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

RESUMO: Este estudo tem a necessidade de pesquisar sobre a importância da Educação Infantil no desenvolvimento da criança nos seus diversos aspectos: social, afetivo e cognitivo, entendendo que desde pequeno deve-se promover a capacidade da criança para relacionar-se com parceiros diversos, com outras crianças, ajudando no desenvolvimento dos vários aspectos, através do lúdico. Além disso, a Educação Infantil deve estar voltada para uma pedagogia que oferece educação e conhecimento e ao mesmo tempo que possa ter em sua postura filosófica, objetivos e metas que ajude em todos os aspectos mencionados.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, desenvolvimento e conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

A compreensão da educação como um processo global, progressivo e permanente, deve ser entendida por todos aqueles que se envolvem com o processo educacional percebendo que é necessário buscar conhecimento para o processo de ensino e aprendizagem.

Em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais, diversidade das condições ambientais que são originários dos alunos e que necessitam de um tratamento diferenciado.

A verdadeira educação é aquela que contribui para o desenvolvimento da inteligência e para a formação da personalidade, do autoconceito, do pensamento crítico, da independência, da responsabilidade e ainda do espírito cooperativo e da amizade. Assim essas oportunidades devem ser desencadeadas para desenvolver os seguintes aspectos: cognitivo, perceptivo-motor, afetivo e social e para que aconteça, o primeiro passo é a Educação Infantil baseado nos princípios dos valores éticos, políticos e estéticos, onde poderá oferecer as crianças situações-problemas que induzam a pensar, refletir, criar, criticar, participar e conviver.

Uma proposta curricular para a Educação Infantil deve levar em conta também os objetivos estabelecidos ao longo a História, e principalmente o desenvolvimento da criança. Desta forma este ensino, justifica-se pela visão de formar o ser humano de forma global, nos diferentes aspectos: motor, intelectual ou afetivo, pois vários estudos comprovaram que o desenvolvimento infantil é um processo que depende de cada criança, de suas experiências anteriores, e do ambiente em que vive e de suas relações com esse ambiente.

Assim todos estes fatores estão profundamente interligados e deles dependem o ritmo e a forma com que acontece o desenvolvimento da criança.

2 O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Thiessen & Beal (1991, p. 11) colocam que desde a concepção até a morte, o ser humano participa ativamente do processo ininterrupto e apaixonante que é seu próprio desenvolvimento. Esse processo abrange o crescimento do corpo, com suas características neurológicas, suas sensações e percepções, e está aliado à crescente capaci¬dade de raciocínio, à apreensão de conceitos abstratos e à compreensão e segurança quanto aos aspectos afetivos e sociais.

Para entender bem o processo de desenvolvimento infantil é importante, em primeiro lugar, fazer uma distinção entre crescimento e desenvolvi¬mento. Em termos bem gerais, o crescimento está ligado aos atributos que podem ser medidos ou quantificados, como o peso ou a altura. O cresci¬mento é, em síntese, aquilo que se pode medir no desenvolvimento; em alguns casos, é o meio que permite a avaliação desse desenvolvimento.

Já o termo desenvolvimento é mais abrangente e se refere aos avanços que o ser humano empreende ao passar por determinadas experiências, reagindo a elas e conseqüentemente modificando-se. O processo de desen¬volvimento envolve, através de uma participação ativa do indivíduo, seu crescimento, sua maturação e sua aprendizagem.

O desenvolvimento obedece a uma seqüência que vários estudos tornaram possível predizer, ou seja, trata-se de um processo rítmico, em que se alter¬nam períodos mais e menos-ativos e em que os avanços ou ganhos de uma fase influem decididamente nas posteriores. Pode-se compará-lo a uma linha em espiral em que há avanços progressivos e pequenos retrocessos; os vários aspectos estão globalizados e não há limite rígido entre as várias fases ou etapas.

A efetivação do desenvolvimento depende basicamente da inter-relação entre fatores tais como a hereditariedade, as condições da gravidez e do parto, os problemas de saúde (ocorridos principalmente nos primeiros anos), a alimentação mais ou menos adequada em quantidade e qualidade e o ambiente. Este exerce sua influência tanto em relação ao "clima" social e afetivo quanto aos estímulos nele encontrados.

Todos os aspectos do desenvolvimento estão intimamente relacionados e exercem influência uns sobre os outros, a ponto de não ser possível estimu¬lar o desenvolvimento de um deles sem que, ao mesmo tempo, os outros sejam igualmente afetados. Ao estimular num futuro atleta a habilidade física de pular em cama elástica, por exemplo, ocorre de forma inevitável a apreensão e o aprimoramento de conceitos abstratos como a relação entre espaço, tempo e velocidade (OLIVEIRA, 2002).

Em cada ato ou atitude da criança se percebe a existência dos diferentes aspectos que formam sua personalidade. Assim, ao conseguir firmar-se de pé, o bebê, está alcançando um progresso físico, mas nele se encontram envolvidas qualidades como curiosidade, persistência e autoconfiança, bem como conceitos quanto à distância, firmeza dos objetos que utiliza como apoio etc. Deve-se destacar que esse avanço ocorreu, certamente, após várias tentativas em que todos os aspectos foram envolvidos numa cadeia de ações e reações.

2.1 Educação

No Aurélio (1997, p. 272) ato ou efeito de educar-se; processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral.

Diante desta perspectiva a educação é o processo vital de desenvolvimento e formação da personalidade e não se confunde com a mera adaptação do indivíduo ao meio. É atividade criadora e abrange o homem em todos seus aspectos. Começa na família, continua na escola e se prolonga por toda a existência humana. Além de conhecimentos, a pessoa através da educação, também adquire certos hábitos e atitudes. Pode ser recebida em estabelecimentos de ensino especialmente organizados para esse fim, como as escolas elementares, colégios, conservatórios musicais, universidades ou através da experiência cotidiana, por intermédio dos contatos pessoais, leituras de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com