TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR.

Casos: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

APRESENTAÇÃO

Este estudo focalizou a inclusão dos alunos com necessidades especiais procurando entender o objetivo central que é trazer a conscientização da dimensão pessoal e social, em que o problema da inclusão do aluno nas escolas regulares. Oportunizando a todos educandos condições de se desenvolverem através de suas habilidades e potencialidades.

Constatou que atualmente as escolas tem se preocupado com os critérios pedagógicos, para a inserção de alunos com necessidades especiais, devido a crescente responsabilização pelos problemas dos alunos com deficiência. A abertura da escola para alunos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de «escolas para todos», ainda consiste em capacitarem profissionais contribuindo no sentido de levar educadores e a comunidade a refletir sobre a importância desta inserção do aluno especial. Alguns problemas foram analisados como problemas emocionais, processos de ensino inadequado, para isso se fazem necessário primeiramente entender como acontece o ingresso deste aluno e quais os fatores que nela interferem.

DESCRIÇÃO DO TRABALHO EXECUTADO.

Como todo processo social, este também é complexo e acontece de forma gradual. Para que a inclusão aconteça seria necessário modificar séculos de história, de preconceitos e mitos que estão arraigados de ambos os lados e isso não acontece de um dia para o outro, mas temos a certeza que a inclusão só acontece a partir da aquisição de informações sobre ela.

Nessa perspectiva inclusiva da educação e sabendo que 10% da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência, torna-se imprescindível que as escolas estejam preparadas para conviver, com as diferenças. E preciso capacitá-las para trabalhar a unidade na diversidade, tornando escola para todos um espaço de igualdade e oportunidades de apropriação do saber, do saber fazer e do saber ser, indiscriminadamente.

Com a Inclusão, os professores regulares se sentem diante de um novo desafio que deverão enfrentar. Tendo em vista que a maioria deles não recebeu formação necessária para trabalhar com estes alunos. Surgindo assim dúvidas que deverão ser sanadas para que o trabalho surta efeito e ocorra uma verdadeira inclusão.

Com esse estudo, vem também a expectativa de compreender melhor todo o processo desde o sonho de um aluno com necessidades especiais freqüentar o ensino superior até sua interação nas aulas , as dificuldades que as universidades enfrentam, e as possibilidades que o aluno incluso terá para melhorar sua convivência e sua aprendizagem.

Educar é levar o aluno à consciência de poder ser mais, a reconhecer que é chamado a ser um verdadeiro eu-no-mundo-com-o-outro, num empreendimento comum e solidário e deste modo, educar para a liberdade num mundo que o aluno existe com o outro. Portanto, o papel do professor é estar atento a todos os elementos necessários para que o aluno aprenda e se desenvolva.

Nessa perspectiva, o MEC comunica às Instituições Federais de Ensino Superior o início de nova seleção pública para apoiar projetos que garantam o acesso e permanência em igualdade de oportunidades para estudantes com deficiência. O programa incluir visa promover o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade, conforme determinação dos Decretos nº. 5.296 de 2004 e nº. 5626 de 2005.

O Brasil tem apresentado avanços em termos de uma educação voltada para todos e para a inclusão social plena e efetiva de pessoas com necessidades especiais. Uma das principais mudanças ocorridas diz respeito à ampliação da forma de abordar a deficiência, que passa a ser encarada, também, sob uma perspectiva social. Nesse sentido, procura-se mostrar que a sociedade, em suas diferentes organizações, em muitos casos, cria barreiras à participação dos indivíduos, por não estar estruturada para atender às necessidades das pessoas com deficiência.

Portanto, assumir uma posição diante da educação inclusiva envolve não apenas uma reflexão sobre e currículos e organização escolar. Implica, igualmente, uma revisão das bases de trabalho de todos os educadores dedicados à educação especial e a criação de oportunidades de uma formação que os auxilie a reorientar seus papéis para trabalhar em um contexto inclusivo. Tal contexto exige mudanças, não só em conhecimento e competências pedagógicas, mas também em atitudes e valores. O Curso ora proposto irá endereçar essas questões e outras relacionadas.

As expectativas do professor sobre o desempenho dos educando com necessidade especial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com