TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Por:   •  17/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.866 Palavras (20 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 20

CAPÍTULO 2 - A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

É fácil perceber que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, sua influência encontra-se em todos os segmentos da sociedade contemporânea, causando alterações na forma como enxergamos, interpretamos e até apreendemos o mundo ao nosso redor. Muito utilizado por empresas em todo mundo, em diferentes contextos de negócios, os recursos tecnológicos vêm sendo paulatinamente introduzido no ambiente escolar, desenvolvendo a iniciativa, estimulando a experimentação e a prática da análise.

Segundo os PCN (BRASIL, 1998a, p. 44), o computador é considerado um grande aliado cognitivo dos educandos, contribuindo para o processo de ensino de Matemática; os recursos tecnológicos permitem à adaptação aos diferentes ritmos de aprendizagem, possibilitando aos alunos aprender com seus erros, sem o peso e a pressão da sala de aula. Outro aspecto a ser considerado é o fato do que hoje a computação gráfica é um recurso bastante estimulador para compreensão, análise e produção de conceitos matemáticos, principalmente, em geometria.

Os objetos de aprendizagem podem ser organizados por meio de atividades contextualizadas que estimulam o raciocínio lógico através da resolução de problemas tornando a aprendizagem mais descontraída e empolgante, de uma forma interativa.

A informática e as novas tecnologias da comunicando vêm mudando toda a sociedade, as formas de se transferir as informações e se comunicar, as maneiras de realizar as tarefas profissionais e domésticas, estas tecnologias são necessárias e não temos como fugir dessa realidade, aprender como utilizar essas tecnologias são importantes para agregar agilidade no trabalho e na dinâmica da vida.

A tecnologia da informática evoluiu rapidamente e o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar todas as tecnologias da escrita, de áudio e vídeo já inseridas na sociedade: máquina de escrever, imprensa, gravador de áudio e vídeo, projetor de slides, projetor de vídeo, rádio, televisão, telefone e fax. (PAIVA, 2008. p.9).

                                   

Ainda que com outra designação, os recursos tecnológicos são ferramentas usadas para resolver questões que despenderia muito tempo para solucioná-las e, principalmente as tecnologias de informação e comunicação (TICs), no ambiente escolar faz-se repensar o conceito de conhecimento.

Quando falamos em recursos tecnológicos cita-se a televisão, telefone e principalmente o computador, entretanto qualquer meio de comunicação que completa a ação do professor é uma ferramenta tecnológica, porém nos atemos aos softwares educacionais.

A internet é a nova tecnologia que referente a transmissão de informações é a mais eficiente. Pode-se através desta fazer os mais diversos tipos de pesquisa, acessos a bibliografias e enciclopédias completas, bem como comunicar-se com o mundo adquirindo informações em tempo real. A internet rompe as barreiras do tempo e espaço nos mais variados seguimentos os quais já não importam mais e através de atuantes mediações afloram potencialidades, determinando uma educação sem distância e sem tempo, fazendo com que o sistema educacional assuma um novo papel, o de inclusão de cidadãos pertencentes de uma sociedade de diferenças e inconstâncias.   

Porque segundo Serrazina (1995), as relações sociais têm sido objeto de estudo na investigação de sua influência para a aprendizagem, pois sabemos não se tratar de mera questão cognitiva a construção do conhecimento matemático.

Visando o estímulo no desenvolvimento das condições da iteração do aluno com o meio na busca de um aprendizado significativo e contextualizado com seu tempo, no qual a tecnologia exige cada vez a literacia informática.  Outro foco de estudo provém do uso desses recursos tecnológicos no ensino das disciplinas, potencializando sua natureza, quando adequados em sala de aula, para construção e apresentação desse conhecimento.

2.1– RESENHA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Inicialmente destacamos o que os documentos oficiais do governo federal e governo estadual falam sobre a informática na educação, sua importância, e possibilidades para a sala de aula. Concentramos nos PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, (BRASIL, 1998a e 1998b) e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2011), pois estes documentos trazem uma ampla discussão sobre informática na educação, abordando vários aspectos do tema.

Outros documentos consultados, tais como Leis de Diretrizes e Bases para a Educação (LDB-E) e Plano Nacional de Educação (PNE), não agregam valores a essa discussão, e por isso esses documentos não foram destacados neste trabalho.

2.1.1 Análise dos parâmetros curriculares nacionais - (PCN)

Os PCN ressaltam a importância das tecnologias de comunicação na história da educação matemática, tratam também da aprendizagem considerando o desenvolvimento social e de sentidos, delimitam um conteúdo básico a ser aplicado em cada ciclo e a interligação da matemática com outras áreas do conhecimento. E tais conteúdos precisam ser trabalhados de forma que o aluno, ao final do ensino médio, obtenha o conhecimento necessário para o exercício da cidadania e preparo para a vida profissional.

A tecnologia define uma aceleração sem precedentes na capitalização de conhecimentos e transforma as estruturas intelectuais e nas formas de organização e distribuição. A capacidade de aprender terá de ser cogitada não somente pelos alunos.

O conhecimento científico exige da escola a valorização da informação desde a infância, visando o domínio das tecnologias e a independência informática do indivíduo, possibilitando que o aluno transforme informação em conhecimento.

Entretanto pelo desnível social, ao mesmo tempo em que a tecnologia contribui para aproximar diferentes culturas, aumento do conhecimento e a possibilidade de relação entre povos, há um desnível intelectual, pois, determinados grupos não tem acesso ainda a computadores e a internet. (BRASIL, 1998a). 

A considerar que o Brasil é um país de dimensões continentais, a inserção dessas novas tecnologias é um avanço muito importante para a qualidade do ensino. A informática vem servindo como um suporte para o ensino. Conforme o PCN esse ensino deve tratar de temas, conteúdos sobre os Códigos e suas Tecnologias, com o objetivo de servir como diretrizes para o desenvolvimento do projeto de ensino nas escolas brasileiras.

Ao mesmo tempo é fundamental a escola unir a cultura tecnológica aos conteúdos curriculares e extracurriculares, para desenvolver as habilidades dos alunos e os fazerem entrar em contato com diferentes assuntos e acontecimentos nacionais, internacionais, cultura regional e concepções diversificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com