TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Acadêmicos[1]

Tutor[2]

RESUMO

O objetivo deste Paper é discutir a importância da Pesquisa Científica nas Universidades Brasileira, mostrando em um breve contexto, alguns conceitos voltados para a compreensão do que é Pesquisa Científica, como ele acontece dentro do ambiente acadêmico e que diretrizes devemos tomar para que aumente a produção científica no nosso País, visando melhorias no contexto sócio econômico da sociedade.

PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa Científica. Método. Conhecimento. Estudo

1. INTRODUÇÃO

                Muito de nós já ouvimos falar em Pesquisa Cientifica, em noticiários, artigos de revistas, jornais e livros, mas quase nunca paramos para analisar, o que de fato, é a Pesquisa Científica qual papel dela na sociedade mas quando e como se deu esse interesse em aplicar esse sistema para adquirir conhecimento?

                Essa questões nos fazem contar um breve história a respeito da Pesquisa Científica. Ela começa no século XV ao XVIII quando surge a Revolução Científica, provocada por alguns movimentos na Europa como Iluminismo, Renascimento, Reforma Protestante e Hermetismo. Estas correntes de pensamento e comportamento pregava a utilização de um senso crítico mais elevado e uma maior atenção às necessidades humanas ao contrário do teocentrismo da Idade Média, que pregava a atenção total aos assuntos divinos e, portanto, um senso crítico menos elevado. Este maior senso crítico exigido pelo humanismo permitiu ao homem observar mais atentamente os fenômenos naturais em vez de renegá-los à interpretação da Igreja Católica.

                Dessa forma surgiu a necessidade de estudos, fatos, técnicas que pudessem ser comprovados através de métodos que não se baseassem apenas no conhecimento empírico. Um dos precursores desse modelo é René Descarte e sua obra “O Discurso sobre o Método” onde nela ele procura nos convencer que o raciocínio matemático deveria servir de modelo para o pensamento filosófico e para todas as ciências. Assim como ele vários outros estudiosos da época desenvolveram metodologias que pudessem comprovar suas teorias, que é o que chamamos hoje de Pesquisa Cientifica. Conforme Descarte (1979, p.23)[pic 1]

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

                 Para entendermos melhor a importância da Pesquisa Cientifica precisamos nos ater a algumas prerrogativas que acompanham esse conceito. Alguns outros conceitos são de suma importância e estão ligados ao conceito de Pesquisa Cientifica, portanto citaremos alguns deles para ajudar a idealização de qual a importância da Pesquisa Cientifica.

2.1. CONHECIMENTO

                 Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer"), como a própria origem da palavra indica, é o ato ou efeito de conhecer. Como exemplo: conhecimento das leis, conhecimento de um fato, conhecimento de um documento, termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço, saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento), informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência, (autoconhecimento) consciência de si mesmo. De modo simples, pode-se dizer que "conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 13). Sendo assim, nesse processo, dado que o humano é pensante-sentinte-comunicante, ele articula sentimentos e pensamentos e os transmite por meio da linguagem simbólica, a qual o diferencia dos demais seres existentes. Essa linguagem pode ser oral ou escrita, verbal ou não-verbal. De acordo com Gil (1999, p.19)

[pic 2]

[pic 3]

                           Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento

2.2. CONHECIMENTO EMPÍRICO

                   É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial. Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas. O conhecimento mítico ou empírico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 14).

2.3. CONHECIMENTO CIENTÍFICO

                  Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas, seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular. Em sua obra Discurso do método, o filósofo francês René Descartes pós em dúvida as certezas de todos os conhecimentos, provando ser a única maneira de encontrarmos a verdade.

[pic 4]

2.4. MÉTODO CIENTÍFICO

                    O termo método é conhecido como o conjunto de procedimentos, regras e operações previamente fixados que permitem chegar à determinada meta, fim ou conhecimento. Também significa um conjunto de ações que uma pessoa realiza de forma mais ou menos estruturada na realização de uma tarefa.

                    O método está presente em várias atividades humanas, mas adquire uma relevância especial na área científica, uma vez que estabelece o passo a passo que deve ser comprovado na prática e que pode ser reproduzido mais de uma vez. Portanto, o método científico aplicado estabelece uma enorme fonte de conhecimentos, já que os seus resultados podem ser considerados objetivos e corretos e não são susceptíveis de discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (295 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com