TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

EMPREENDEDORISMO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

CUNHA, Fernanda da Silva1

 FONTES, Ana Taís Muniz 2

RESUMO

O tema do presente artigo parte da importância do empreendedorismo nas universidades brasileiras. Ao redor do mundo, centenas de universidades já reconheceram o papel e o poder da educação empreendedora sobre a inovação e o desenvolvimento econômico dos países. Se o jovem é o futuro da nação, os estudantes universitários precisam ser estimulados e apoiados no caminho do empreendedorismo. Os empreendedores são visionários, enfrentam os obstáculos com foco nos resultados e visão de futuro, sendo capazes de identificar as oportunidades e transformá-las em produtos e serviços inovadores. Novos tempos exigem novas posturas, principalmente quando é preciso vencer as barreiras da economia e do mercado de trabalho e o empreendedorismo é um bom caminho para os profissionais dispostos a inovar e a aliar suas habilidades e conhecimentos à tecnologia e a meios de comunicação/interação como as redes sociais. A abertura de negócios inovadores é algo essencial para o desenvolvimento do país como um todo.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Universitários. Inovadores.

ABSTRACT

The theme of this article is based on the importance of entrepreneurship in Brazilian universities. Around the world, hundreds of universities have already recognized the role and power of entrepreneurship education in innovation and economic development in countries. If the young is the future of the nation, college students need to be encouraged and supported on the path of entrepreneurship. Entrepreneurs are visionary, they face the obstacles with focus on results and vision of the future, being able to identify the opportunities and turn them into innovative products and services. New times demand new positions, especially when it is necessary to overcome the barriers of the economy and the labor market and entrepreneurship is a good way for professionals willing to innovate and to combine their skills and knowledge with technology and the media / interaction as social networks. The opening of innovative businesses is essential for the development of the country as a whole.

Keywords: Entrepreneurship. College students. Innovative.

[pic 4]

1Graduando do Curso de Administração da UNESULBAHIA - BA, fernandaasantanaa@hotmail.com;

1Professor orientador: Mestre, UNESULBAHIA - BA, anatais@unece.com.br

 Eunápolis – BA, outubro de 2018.


INTRODUÇÃO

Empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. O empreendedor é um empresário que possui perseverança, tem energia, fixa metas e faz de tudo para alcançá-las. É inovador e criativo e principalmente conhece e gosta do que faz.

De acordo com Dornelas (2005, p. 21),

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendido.

A confiança do empreendedor é importantíssima para o futuro de um negócio. Mas apenas ela não é suficiente. Os universitários brasileiros são extremamente confiantes quanto suas capacidades pessoais, mas quando perguntados sobre características técnicas necessárias para abrir uma empresa não se sentem tão seguros. A falta de experiência pode até ser explicada pela pouca idade e tempo “ativo” como estagiário, por exemplo, mas os estudantes tampouco se preocupam em estudar, ler livros, conversar com pessoas ou buscar informação sobre iniciar um negócio. E estes são alguns dos fatores mais importantes para o futuro de qualquer empresa, liderada por qualquer pessoa, com qualquer idade. A universidade deve potencializar e inspirar o empreendedorismo, o sonho grande e a inovação no aluno, a fim de gerar desenvolvimento econômico e social na comunidade.

METODOLOGIA

A metodologia usada para esse artigo foi a partir de livros e pesquisas em sites da internet. Também foi usada como base a história da In Loco Media.


DESENVOLVIMENTO

Segundo o Sebrae (2016), “Ao redor do mundo, centenas de universidades já r32

[econheceram o papel e o poder da educação empreendedora sobre a inovação e o desenvolvimento econômico dos países”. É a vez de o Brasil entrar ativamente nesse movimento. Assim, é preciso estabelecer estratégias para multiplicar o número de universitários que criam empresas inovadoras e transformam os setores em que atuam, gerando milhares de empregos no caminho. A universidade deve potencializar e inspirar o empreendedorismo, o sonho grande e a inovação no aluno, a fim de gerar desenvolvimento econômico e social na comunidade. O que também é confirmado pelo Sebrae (2016), “As instituições não estão atendendo às necessidades dos alunos: enquanto cerca de 65% dos professores estão satisfeitos com iniciativas de empreendedorismo dentro das universidades, a média de satisfação entre alunos é de 36%”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com