TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADEMICA

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Danyelle Rocha Santos

Jessica Lana dos Santos

Julie Karla da Silva

Letícia Caroline Teixeira Pitz

Regis Borges Cardoso

Prof. Ana Paula Ribeiro Kobarg

Faculdades Metropolitanas de Blumenau – FAMEBLU

Administração/ Recursos Humanos (REH XX) – Metodologia do Trabalho Acadêmico

26/10/11

RESUMO

Este trabalho apresenta a importância da pesquisa para a formação acadêmica, focando o conhecimento científico e sua importância para os pesquisadores, sendo os dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica. O conhecimento científico é adquirido através de métodos científicos, que são o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que permitem alcançar o objetivo do que se pesquisa, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. No âmbito acadêmico, as pesquisas são utilizadas na formação do conhecimento, a fim de que os alunos coloquem em prática as teorias aprendidas em sala de aula.

Palavras-chave: Conhecimento. Pesquisa. Formação acadêmica.

1 INTRODUÇÃO

A busca pelo conhecimento ocorre por meio e uma série de procedimentos, que pode valer-se de leituras, experiências próprias, experiências compartilhadas, pesquisas realizadas com caráter científico, pesquisa empíricas, entre outros.

No caso do conhecimento científico, esse se explicita por meio de teorias, que busca tentar compreender a realidade além das aparências dos fenômenos e poderia oferecer explicações racionais de entendimento, principalmente analisando as relações entre causas e efeitos.

A característica mais marcante do método de conhecimento científico é saber fazer perguntas, o que pode ser até mais importante do que dar respostas. O que é aprendido ou os dados coletados, devem ser analisados e o pesquisador deve ter capacidade de autocrítica, haja vista que o conhecimento científico se distingue por tentar evitar ambiguidades e fugir do senso comum.

O conhecimento científico somente será verdadeiro se puder comprovar seus resultados, estando a dúvida presente em todas as pesquisas, pois é a partir dela que os estudos avanços e teorias são aprimoradas.

A pesquisa é uma ferramenta para se adquirir conhecimento, podendo ainda ter os seguintes objetivos: resolver problemas específicos, gerar teorias ou avaliar teorias existentes (RICHARDSON, 1999).

Neste sentido, este trabalho apresenta a importância da pesquisa para a formação acadêmica, focando o conhecimento científico e sua importância para os pesquisadores.

Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, em livros e periódicos. A seguir, apresenta-se o conhecimento científico e a pesquisa científica em administração.

2 CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O conhecimento das pessoas, sobre determinadas coisas, de maneira superficial, é chamado de empírico, pois é obtido ao acaso, seja através de outras pessoas ou de uma geração para outra.

Amplia esse entendimento Maia (2008) apontando o homem é o único animal na natureza com capacidade de pensar, refletir sobre o significado das suas próprias experiências. Por isso, é capaz de novas descobertas e de transmiti-las a seus descendentes. Nesse sentido, o desenvolvimento do conhecimento está intimamente ligado à sua característica de viver em grupo, transmitir o que aprendeu aos outros e aproveitar-se deste para somar a outros conhecimentos, fazendo assim a ciência evoluir.

Quando o pesquisador traça um objetivo e cumpre determinadas etapas pré-estabelecidas de pesquisa, este conhecimento passa a ser considerado como científico, e possuindo embasamento em teorias.

As instituições de educação superior sempre desempenharam papéis importantes em cultivar conhecimento e colocá-lo em benefício da sociedade. Em épocas e sociedades diferentes, estas atividades de produção de conhecimento englobaram desde a educação tradicional nas profissões liberais até o desenvolvimento de pesquisa avançada nas ciências básicas e suas aplicações (SCHWARTZMAN, 2008, p.21).

Nota-se que a atividade de pesquisa universitária tem um papel de gerar saber de nível superior para viabilizar o funcionamento da sociedade. Salienta Maia (2008) que com base em métodos adequados e métodos apropriados, o acadêmico terá condições, a partir da definição de um problema, de encontrar respostas ou soluções para o mesmo. Isso porque a atividade científica é o resultado de uma atitude do ser humano diante do mundo que o cerca, do qual é integrante, a fim de melhor entendê-lo, reconstruí-lo e torná-lo inteligível.

Para Moraes (1998), a formação geral de conhecimentos do acadêmico deve ser dotada de polivalência e habilidade cognitiva necessária, apropriando-se de conhecimentos específicos impostos pelas mudanças de circunstâncias e lugar, utilizando esses conhecimentos no modo e no tempo necessários. Para os acadêmicos que buscam a formação acadêmica, deve-se ter as seguintes atitudes e habilidades:

• capacidade para compreender processos produtos complexos;

• conhecimento e utilização de procedimentos lógico-matemáticos;

• capacidade para ajustar-se entre situações diversificadas, por um lado, e normas e regras mais estáveis, por outro;

• capacidade de armazenar, atualizar e processar informações, julgando inclusive quais são as relevantes;

• capacidade para inferir tendências, limites e significados dos dados presentes;

• capacidade para desempenhar diferentes papéis na vida produtiva social, adaptando-se rapidamente diante de novas gerações de ferramentas e máquinas, assim como diante de novas situações sociais.

O acadêmico ou estudioso percebe que quanto mais busca o saber e o entendimento, abre-se um leque infinito de informações.

2.1 PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

A pesquisa em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com