TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CÍRCULO DE CULTURA PARA A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES

Exames: A IMPORTÂNCIA DO CÍRCULO DE CULTURA PARA A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  2.522 Visualizações

Página 1 de 5

NOME: IARA AZAMBUJA GOMES

SALA DE ATIVIDADES BRASILIANA – FASEII

TUTORA : JULIA PIRES PASETTO

Tupanciretã, 2014-02-23

O Conselho Escolar é um lugar decisivo de tomadas de decisões para a Educação Escolar; É entendido como um órgão coletivo de decisões colegiadas e por isso deve ser uma instância atenta e preocupada, um espaço de reflexão/estudo e um órgão investigativo e propositivo.

Dentro do colegiado, o Círculo de Cultura, como metodologia se torna imprescindível para a formação dos Conselheiros Escolares, pois é um processo de produção participativa do saber e da cultura, onde todos aprendem e ensinam.

Ao realizar esta metodologia de estudo em uma escola, existe uma interação das relações estabelecidas na comunidade escolar, visando uma educação com maior qualidade social.

Quando falamos de Círculos de Cultura, estamos logo de início incentivando a

realização do encontro entre as pessoas ou grupos de pessoas que se dedicarão ao trabalho didático-pedagógico ou a outras vivências culturais e educacionais, visando a um processo de ensino e de aprendizagem, qualquer que seja o espaço onde isso aconteça. Isso significa que esta reflexão e as nossas sugestões servem não só para a educação formal, que acontece dentro de uma escola regular, mas também para qualquer iniciativa educacional, dentro da sala de aula ou em outros espaços onde acontece o encontro entre pessoas que aprendem e que, ao fazê-lo,

ensinam algo umas às outras.

Ao desenvolvermos ações didático-pedagógicas com tais objetivos, poderemos propor que isso aconteça num Círculo de Cultura: no qual todas as

pessoas participantes de um processo de ensino e de aprendizagem podem pesquisar, pensar, praticar, refletir, sentir, deliberar, ser, plantar, agir, cultivar, intervir e avaliar o seu fazer, num movimento permanentemente dialógico.

O Círculo de Cultura concretiza na prática, a união, a comunhão e a convivência humana; Existe esta necessidade de um trabalho em grupo, pois assim em uma construção que é coletiva o comprometimento deve ser de todos, e automaticamente os resultados serão positivos para todo o Colegiado.

O Conselheiro é um militante na construção da democracia e cidadania. Participa como co-responsável na construção de uma educação escolar inclusiva e de qualidade social. Sua prática é um processo de formação humana e exigem momentos específicos de qualificação, que se realiza pela qualificação da prática educativa escolar. Para os encontros de formação dos conselheiros é apresentada uma metodologia fundada nos Círculos de Cultura, enfatizando 3 (três) as fases : a) Problematização, investigação rigorosa do problema, b) Teorização, estudo para fundamentação de alternativas de solução e c) Planejamento da intervenção e acompanhamento da execução.

Em seu primeiro livro, o educador brasileiro Paulo Freire sistematiza algumas reflexões para que possamos dimensionar a importância que ele atribui à cultura — tanto é que ele se refere a Círculos de Cultura e não a “Círculos de Educação”, como poderia, eventualmente, ter sido o caso. Assim escreveu Paulo Freire:

¨ A possibilidade humana de existir — forma acrescida de ser — mais do que

viver, faz do homem um ser eminentemente relacional. Estando nele, pode também sair dele. Projetar-se. Discernir. Conhecer. É um ser aberto. Distingue o ontem do hoje ¨(Freire,2001:10).

No Círculo de cultura, vivenciado nas formações, procuramos respeitar e contribuir com os conselheiros em sua atuação, dialogando e possibilitando o estudo das realidades vividas, buscando a qualidade social da educação.

Desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com