TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e Cotidiano Escolar

Por:   •  13/10/2016  •  Dissertação  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 2

UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Cultura e Cotidiano escolar

Coordenação: Mailsa Passos

Tutoria: Isabel Machado

AD1 - 2016 – 2º semestre

A cultura, embora tenha múltiplos conceitos e definições, pode ser vista como sendo a tradução da subjetividade de um povo. Existindo, assim, uma diversidade cultural, sendo por isso, muitas vezes, classificada de maneira hierárquica e estereotipada.

O texto “Uma experiência particular” mostra que a diversidade cultural não é uma barreira entre as pessoas. Apesar das diferenças, podemos conviver de maneira harmoniosa, sem preconceitos e conflitos. O vídeo “O perigo da história única” fala da facilidade que temos em criar conceitos distorcidos por meio de ideias pré- concebidas, formadas a partir um único ponto de vista. Já o texto “Cultura” frisa seus múltiplos conceitos, mostrando também a relevância de estudar diferentes culturas, estimulando o respeito à diferença uma vez que: “(...) diferenças genéticas não determinam comportamentos culturais...” (Silva e Silva, 2006). O texto ainda remete ao mesmo princípio em relação ao meio geográfico de origem, abolindo assim a possibilidade de quaisquer tipos de descriminação de cunho cultural.

Devemos domesticar nosso olhar e não fazer julgamentos, a pluralidade cultural nos torna singular e o conhecimento e o respeito nos une. Fica evidente a importância do conhecimento de culturas diferentes para que não haja o olhar sob um único ponto de vista, para mostrar que não existe uma superioridade cultural além da mostrada a nós mesmos pela nossa ignorância e nosso preconceito.

Referência

ADICHIE, C. N. A private experience. In: The thing around your neck. Londres: Fourth Estate, 2009. Tradução de Nelson Santiago.

ADICHIE, C. N. O perigo da história única.

SILVA, K. H.; SILVA, M. H. Cultura. In: Dicionário de Conceitos Históricos – Ed. Contexto – São Paulo, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com