TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Cotidiano Escolar CEDERJ

Por:   •  13/2/2017  •  Artigo  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  1.558 Visualizações

Página 1 de 2

UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Cultura e Cotidiano escolar

Coordenação: Mailsa Passos

Tutoria: Isabel Machado

AD 1- 2016 – 2º semestre

O perigo de uma única história relata a reflexão da manipulação de ideias a respeito da cultura contada por pessoas que não vivenciam , mas que quer transmitir seu ponto de vista e restringir ,reduzindo a uma única versão,que muitas vezes não é verídica.

O professor da universidade quando diz que as histórias fugiam da “ autenticidade africana” mostra que desconhece a realidade da cultura da aluna.

Quando nos referimos a determinada cultura de um determinado lugar,sem o conhecimento real,reduzimos a história ,contamos o que interpretamos .

Por isso,como a Chimamanda Adichie diz,repito ,precisamos rejeitar uma única versão da história, temos que ampliar nossa capacidade de conhecimento a respeito de outras culturas e realidades que diferem da nossa.

A cultura não é uma única história,ela abrange muito mais que isso,ela representa todos os aspectos de um povo,não é possível compreender a cultura tendo um conhecimento restrito,ou de uma parte apenas de história inventada ou modificada.

“Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente.” ( Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva – Ed. Contexto – São Paulo; 2006, p.1)

Cada povo tem sua própria cultura, e transmitir isso é fundamental para que não se perca a identidade.Como na história “ Uma experiência particular 1”,narrada por Chimamanda Adichie, relata o perigo da perda da identidade,originalidade, esquecendo-se de suas próprias riquezas e cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com