TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA

Por:   •  26/4/2020  •  Artigo  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

O presente artigo é uma reflexão sobre a importância da implantação de um programa de gerenciamento de resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável e minimização dos resíduos gerados na indústria, ressaltando que todas as atividades industriais geram resíduos sólidos, de diferentes características e quantidades, que precisam ser destinados de forma adequada para não causar poluição ao meio ambiente e danos à saúde da sociedade. Para tal foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/2010, que define o gerenciamento de resíduos sólidos como um “conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos” (Inciso X, art. 3°). Uma das estratégias para otimizar a redução ou até a eliminação da geração de alguns resíduos é a coleta seletiva, que tem como objetivo a separação, pelos colaboradores, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos, metais e etc.) do restante dos resíduos não recicláveis. Esse trabalho, além de servir ao colaborador como um eficiente instrumento para a formação de sua consciência ambiental, proporciona a empresa, a reciclagem dos resíduos ou minimização das emissões geradas, com benefícios econômicos, de saúde ocupacional e ambiental.

Palavra-chave: Gerenciamento; Resíduos Sólidos; Coleta Seletiva.

ABSTRACT

This article is a reflection on the importance of implementing a solid waste management program for the sustainable development and minimization of waste generated in industry, noting that all industrial activities generate solid wastes of different characteristics and quantities that need to be destined in an appropriate way so as not to cause pollution to the environment and damages to the health of society. For this purpose, the National Solid Waste Policy (PNRS) was established, Law No. 12,305 / 2010, which defines the management of solid waste as a "set of actions directly or indirectly carried out in the collection, transportation, treatment and disposal stages environmentally sound end of solid waste "(Section X, Article 3). One of the strategies to optimize the reduction or even the elimination of the generation of some waste is the selective collection, which has the objective of separating recyclable materials (paper, glass, plastics, metals, etc.) from the rest of the waste not recyclable. This work, in addition to serving the employee as an efficient instrument for the formation of their environmental awareness, provides the company with the recycling of waste or minimization of emissions generated, with economic, occupational and environmental health benefits.

Keyword: Management; Solid Waste; Selective collect

1. INTRODUÇÃO

O conceito de reciclagem foi embutido no cenário internacional no final da década de 1980, quando se verificou que algumas fontes de matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, principalmente o petróleo. A sociedade como um todo entendia até então que o meio ambiente pudesse se recuperar de forma rápida e que seus recursos eram infinitos, foi a partir dai que a ideia de reciclagem começou a ser considerada (EDUCAÇÃO CC, 2011).

Então ocorreu um despertar da necessidade de um desenvolvimento sustentável, onde a sociedade e as empresas foram levadas a tomar medidas para controlar a poluição ambiental.

Uma importante regulamentação então foi criada na área de resíduos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/2010, que entre seus principais compromissos tem-se a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.

Os resíduos gerados diariamente pelas empresas passaram a ter um destino mais digno, servindo como matéria prima para negócios e com finalidades mais adequadas (BUENO, 2017).

A importância da implantação do gerenciamento dos resíduos sólidos na indústria é garantir a correta destinação final dos resíduos gerados, e desta forma garantir a sustentabilidade do meio ambiente e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais, estimular as mudanças, prática de atitudes, favorecer a reflexão sobre a responsabilidade com o próprio planeta, a formação da consciência ambiental da sociedade e das empresas, garantindo assim uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos e produtos.

2. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE E A SOCIEDADE

De acordo com Molina (2001), o homem que se preocupa mais com as inovações tecnológicas do que com a conservação do meio ambiente, da maneira que ele constrói ele também destrói, devido a novas descobertas.

Após a Revolução Industrial, a urbanização se intensificou em todo o planeta, aponto de ser considerada por alguns cientistas como a transformação social mais importante do nosso tempo. O resultado de uma migração rural onde as oportunidades de empregos e de melhores condições de vida pareciam estar nos grandes centros urbanos, iniciou um dos problemas mais sérios enfrentados até hoje pela sociedade: o lixo urbano, e isso esta diretamente relacionado com o crescimento constante da população, exigindo mais produtos industrializados, produção de alimentos, etc., contribuindo assim, para o aumento dos resíduos, com consequência desastrosas para o meio ambiente e para qualidade de vida da sociedade (FONSECA, 1999).

E foi no começo da década de 1970, que os países industrializados começaram a perceber os primeiros impactos negativos no meio ambiente.

Então nessa época, as questões relacionadas à natureza passaram a ser discutidas de forma efetiva e a degradação do meio ambiente passou a ser visto como um problema global.

A partir dai os estudos dos impactos ambientais ganharam tanta intensidade que atraiu a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) que tendo em vista esses problemas, achou preciso organizar uma convenção no qual chamasse a atenção para o fato de que era necessário controlar e, principalmente, reduzir a geração de resíduos. Foi então que a ONU instituiu a primeira conferência mundial sobre o meio ambiente, a chamada Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com