TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO

Resenha: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Resenha  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Apesar de muitos séculos se passarem, as questões concernentes a educação é mais especial sobre a aprendizagem, ainda são núcleos de pesquisa de muitos estudiosos. Não são poucos os que já se levantaram no intuito de propor novas concepções, métodos e filosofias que realmente venham ao encontro do ato de educar e sejam capazes de subsistir a prática do educador.

Embora estejamos numa época marcada pela crescente evolução, as escolas não estão acompanhando avanço tecnológico. Principalmente as escolas públicas que continuam como segundo plano nas políticas, oferecendo uma educação reprodutora e incapaz. Falhando na preparação do indivíduo para o ingresso nesse mundo globalizado, levando-nos a acreditar que permanecem enraizadas em questões impeditivas de avanços. Observou-se quase sempre, a escola formando oprimidos..., acentuando mais e mais a dicotomia entre a prática e a teoria, tornando assim, a própria teoria estéril.

Ao notar a distância entre a teoria e a prática, foram percebidas na escola, com isso as marcas de uma sociedade autoritária e excludente. Omitindo cada vez mais a escola como um canal de informação atuais aplicando conteúdos desvinculados da realidade, além de utilizarem métodos que já provaram ser incapazes.

Nesse contexto, questionar a desmotivação das crianças pelo ensino se faz pertinente no sentido de reconhecer o que estar errado e corrigi-lo. É possível afirmar que o objetivo da escola em promover a aprendizagem perpassa por várias questões e problemas, que precisam ser discutidos e principalmente solucionados.

Diante dessas questões apresentadas, foi feito uma pesquisa deste tema: Brincar enquanto se aprende e aprender enquanto se brinca. Assim, neste estudo, a importância do lúdico na formação da criança e como utilizar destes aspectos nas atividades escolares, de forma prazerosa, a fim de haja qualificação no trabalho e o processo ensino-aprendizagem se torne mais prazeroso e valioso.

A aprendizagem ao longo dos séculos vem sendo discutida, muitas teorias surgiram, tentando mostrar caminhos para auxiliarem a escola na promoção da aprendizagem. Mas é preciso alertar que para aprender é preciso ser motivado, interessado, então cabe perguntar se a escola pode motivar seus alunos com métodos tradicionalistas e excludentes?

Por isso levantou-se a questão: Não seria o lúdico um facilitador para se buscar motivar esses alunos, fazê-los ter um desenvolvimento educacional significativo?

Assim o objeto foi utilizar o lúdico na sala de aula como estratégia pedagógica, envolver a família no ambiente escolar e proporcionar o brincar no processo ensino-aprendizagem, no sentido de torná-la mais significativa, e logo agradável para o aluno.

Para a viabilização desta pesquisa, realizou-se uma leitura na área de Educação Infantil e mais especificamente sobre o lúdico e a aprendizagem.

O segundo passo foi feito entrevistas com os pais dos alunos da Escola Municipal Padre Antonio Molina, do turno matutino da turma de 5 anos. Buscou informação a respeito da utilização do lúdico em sala de aula e a aceitação do educando.

No terceiro passo foram aplicadas oficinas lúdicas na sala de aula com os conteúdos proposto pela escola. Trabalhou com o método de pesquisa-ação, pois Thiollent (2011) afirma que além de participante da pesquisa, o pesquisador pode ser atuante na realidade dos fatos observados.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com