TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Casos: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO PEDAGOGIA

CAROLINE DE ALMEIDA PASSOS

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Butiá

2012

CAROLINE DE ALMEIDA PASSOS

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas

Comunicação e linguagem: Profª Liliana salete alonso

Educação e diversidade: Relações etnico-raciais:profª Fábio Luiz da silva

Psicologia da Educação Il: Profº Carlos Eduardo Gonçalves

O trabalho do pedagogo nos espaços educativos: Vilze Vidotte Costa

Butiá

2012

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um resumo de um texto argumentativo, extraído de um artigo, escrito por João Carlos Martins, cujo tema é Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: reconhecer e desvendar o mundo. O autor apresenta uma reflexão sobre a psicologia sócio-histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, esse texto sistematiza alguns pontos da teoria com a possibilidade de trabalho do professor junto aos seus alunos.

O publico alvo é as escolas, alunos e professores.

DESENVOLVIMENTO

Lev Semenovich Vygotsky, o texto argumenta algumas teorias que levam o aluno até o processo de ensino- aprendizagem. Quais os pontos em que o professor tem que agir para que o aluno consiga absorver e aprender tudo o que lhe foi ensinado.

Segundo Vygotsky, antes de se falar do aluno e de e de seus processos cognitivos, temos que falar desta instituição que é a promotora do conhecimento a escola. Entrando assim numa velha discussão; Qual a função da escola? Qual é o seu papel dentro da sociedade? Nossos professores estão prontos para exercer a sua função de ensinar? Segundo o autor nossa sociedade ainda não se deu conta da importância de acharmos as respostas para estas perguntas, de um modo prático, em que todos os professores possam atuar transformando esses índices que no momento são de reprovações. Para que isso ocorra temos que começar pela pessoa que é a responsável pela transição do conhecimento, o professor. É necessário investir na formação do mesmo, para que ele exerça de forma competente a sua tarefa de educar. Formando cidadãos críticos, que saibam argumentar sobre aquilo que acham certo, pessoas livres de manipulações.

Vamos começar refletindo desde o nascimento dos seres humanos, o autor diz: passamos a construir a nossa história só e exclusivamente com a participação dos outros e da apropriação do patrimônio cultural da humanidade, ele esta se referindo a sobre a psicologia sócia histórica, em outras palavras o autor esta afirmando que o homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros. Então, a formação do cidadão começa pela convivência, desde o nascimento. Variando conforme a cultura de região para região. Um exemplo bem simples para sintetizar essa teoria: trata-se de um documentário que nos foi passado em sala de aula. “Duas meninas que foram criadas na floresta pelos lobos, chamadas de meninas lobos”. Como poderiam agir de outra maneira se foram criadas desta forma, não conheciam outra realidade, somente a dos lobos e quando encontradas e levadas para a sociedade, uma não resistiu e faleceu. A vida social não fazia parte da sua realidade, não foram criadas para viver em sociedade. Deparamos-nos com uma visão de desenvolvimento humano baseada na ideia de um organismo ativo cujo pensamento é constituído em um ambiente histórico e cultural (o indivíduo interage conforme a cultura).

Vygotsky salienta que as possibilidades que o ambiente proporciona ao indivíduo, são fundamentais para que este se constitua como sujeito; Mas todos nós somos capazes de alterar as circunstancias em que vivemos. Muitas vezes isto não pode ser feito sozinho, precisa-se de uma pessoa para fazer a mediação, mostrar que existem outros caminhos a ser seguido, não somente aquele em que se viveu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com