TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Norte do Parana

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

ADRIANO PEREIRA DE ARAUJO

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

PARA A ARGONIZAÇÃO ESCOLAR

SENHOR DO BONFIM - BA 2014

ADRIANO PEREIRA DE ARAUJO

A IMPORTANCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGOGICO

PARA ARGONIZAÇÃO ESCOLAR

Trabalho avaliação individual apresentado ao Curso Educação Fisica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina :Organização do Trabalho Pedagógico; Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico Psicologia da Educação da Aprendizagem;Seminario Prática ll

Tutor de sala: José Edson Cardeal Magalhães Carvalho

Senhor do Bonfim -2014

Sumário

1-Introdução

2-Desenvolvimento

3-Considerações finais

Referencias

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho augura tecer algumas considerações referentes ao Projeto Político Pedagógico na escola atual. E para a efetuação desse objetivo, além disso, veremos no decorrer do trabalho que eles defendem a autonomia da escola, no que concerne a estruturação do P.P. P, ou seja, segunda educação escolar é como direito de todos os cidadãos é um objetivo não somente do governo, mas de toda a sociedade brasileira.

Portanto, além de garantir as condições de acesso e permanência de crianças, jovens e adultos nesses componentes educacionais, é preciso construir um projeto político-pedagógico de educação básica e superior de qualidade, comprometido com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população.

A preocupação fundamental que enfrenta o sistema educativo:melhorar a qualidade da educação pública para que todos aprendam mais e melhor. Essa preocupação se expressa muito bem na tríplice finalidade da educação em função da pessoa, da cidadania e do trabalho.

Desenvolver o educando, prepará-lo para o exercício da cidadania e do trabalho significa a construção de um sujeito que domine conhecimentos, dotado de atitudes necessárias para fazer parte de um sistema político, para participar dos processos de produção da sobrevivência e para desenvolvimento projeto político pedagógico visa à eficácia que deve decorrer da aplicação técnica do conhecimento. Ele tem papel empírico-racional ou político-administrativo.“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” (Paulo Freire).

2- DESENVOLVIMENTO

O Projeto Político Pedagógico é uma ação intencional e o resultado de um trabalho coletivo, que busca metas comuns que intervenham na realidade escolar. Traduz a vontade de mudar pensar o que se tem de concreto e trabalhar as utopias; permite avaliar o que foi e projetar mudanças.

Nesse sentido, consideramos que o Projeto Político Pedagógico prevê todas as atividades da escola, do pedagógico ao administrativo, devendo ser uma das metas principais do projeto construir uma escola democrática, capaz de contemplar vontades da comunidade na qual ela surge.

Neste sentido, o projeto político-pedagógico é visto como um documento programático que reúne as principais ideias, fundamentos, orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa verse pessoal e socialmente.

E através do projeto politico pedagógico reflete a proposta educacional da escola e com isso que a própria comunidade escolar pode vim a desenvolver um trabalho coletivo. É sabido que o P.P.P. está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em pelo menos dois momentos decisivos, o qual, com base em, entretanto, é necessário entender que o P.P.P. da escola, oferecerá caminhos indispensáveis à montagem do trabalho pedagógico, que engloba o trabalho do docente na ação interna da sala de aula.

Com isso, fica claro que é preciso agir em conjunto, só assim, é possível haver um bom funcionamento no dia-a-dia da vida escolar. Para fazer um trabalho eficaz, em toda a escola necessita de organização sendo que sejam possíveis todos os membros que formam a família escolar como:diretores professor, gestores, orientadores, administradores e alunos, pais e comunidade etc.

Não é difícil entender que a gestação democrática, no interior da escola, é um princípio nada fácil de ser consolidado, devido tratar de uma participação relativamente crítica na elaboração do P.P.P. e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com