TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SOLDADO NA PRÁTICA DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO JUNTO AO CIDADÃO

Por:   •  29/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DÉCIMA SEXTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR

VIGÉSIMO OITAVO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS/2016 – INTERIOR

A IMPORTÂNCIA DO SOLDADO NA PRÁTICA DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO JUNTO AO CIDADÃO.

UNAÍ/MG

2016

Sd 2ª CL Felipe Ribeiro ARAUJO

A IMPORTÂNCIA DO SOLDADO NA PRÁTICA DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO JUNTO AO CIDADÃO.

Trabalho para obtenção de nota na disciplina de Comunicação Organizacional do Curso de Formação de Soldados 2016 Interior.

Docente: Sra. Sgt Kátia Analu de Paula Oliveira

Unaí

2016

Diariamente, os soldados lidam com problemas sociais e diversas ocorrências pela cidade. Por serem responsáveis pela polícia ostensiva, necessitam de uma metodologia e procedimentos para se comunicarem com a comunidade e manter a ordem pública. Desta forma, a função do soldado na prática da identidade organizacional é de suma importância, uma vez que este se relaciona diretamente com a comunidade e precisa de uma boa comunicação para alcançar os objetivos da instituição.

Conforme a apostila da matéria, a identidade organizacional é o conjunto de características relacionadas à visão, valores e missão da instituição. Estas características diferenciam a PMMG de outras instituições. Neste sentido a Polícia Militar visa ser referência na produção de segurança pública, com a missão de promover a segurança respeitando os direitos humanos e tendo como valores a representatividade, respeito, lealdade, disciplina, ética, justiça e hierarquia.

O soldado, por sua vez, é fundamental na prática da identidade organizacional. Este deve agir diariamente tendo como base as características da instituição, cumprindo seu dever de acordo com os valores da Polícia Militar.

A polícia ostensiva é, assim, responsável por manter a ordem e, como consequência, inibir a prática de atos ilícitos e passar segurança para a população.

Outro ponto de destaque diz respeito à conduta do policial baseada nos direitos humanos e na participação social. Com isso, os soldados, representantes da polícia ostensiva, devem manter a boa comunicação com a população, de modo que esta participe e auxilia a PM a conquistar seus objetivos. A filosofia de polícia comunitária é empregada e seguida pela Polícia Militar de Minas Gerais, para isso a instituição criou alguns serviços específicos para que tornasse maior essa proximidade com a população e com essa aproximação da polícia vários delitos poderão ser evitados por conta do trabalho comunitário realizado.

Cada soldado deve agir baseado na identidade organizacional, valorizando sempre a imagem da instituição da qual faz parte.

Neste sentido, a Polícia Militar se vale de diversos meios e técnicas para manterem a comunicação e troca de informações com a sociedade e com a imprensa, valorizando, com isso, também, a instituição e o profissional que atua nela.

Com estes meios de comunicação, a PM troca informações com a sociedade e promove o relacionamento entre comunidades e instituições. Há uma colaboração que culmina na elucidação de crimes, prevenção de atos ilícitos, criação de estatísticas necessárias para o trabalho da polícia, obtenção de condições para enfrentar a violência e na promoção da paz social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com