TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identidade Organizacional

Por:   •  20/4/2015  •  Dissertação  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

                             Identidade Organizacional.

                Uma manifestação apresentada através de uma marca grafica, suas comunicações (interna e externa), no seu ambiente de produção ou atendimento, no tratamento que dá ao cliente, nas apresentações de seus profissionais, no seu material impresso, no seu nome, no seu portfólio de produtos contribuem para a construção da  imagem corporativa de uma instituição. A Polícia Militar de Minas Gerais alinhada à gestão governamental mineira que tem como ponto central “tornar Minas o melhor Estado para se viver”,integrando a rede de Defesa e Segurança, inova e fortalece a capacidade do órgão de polícia militar estadual ao apresentar a direção norteadora que impulsiona e orienta a transformação organizacional na prestação de serviços de segurança pública. Criando uma identidade organizacional com caracteristicas, valores e crencas com que a instituição se auto-identifica, se diferenciando das outras existentes na sociedade. Ela é traduzida em três elementos principais: declaração da missão, visão de futuro e valores institucionais.

                  A identidade é um processo de construção do significado estruturado em um conjunto de atributos culturais que estão relacionados entre si. Ela ocorre quando a organização se faz presente na mente das pessoas que dela fazem parte. O fato da organização ter sido capaz de perceber as mudanças necessárias e amoldar-se a elas ao longo das transformações pelas quais têm passado o Estado e a Sociedade Brasileira. Os órgãos policiais, incluídos nesse rol de mudanças, passaram a ser impactados pela necessidade de aprimorar a eficácia no alcance dos resultados planejados; a eficiência na escolha dos melhores meios e produção do serviço mais adequado à sociedade; e a efetividade de suas ações na satisfação das necessidades expressas pela população. A estratégia é entendida como o caminho para a visão de futuro e precisa ser implementada para gerar os resultados que nos permitem avaliar o alcance desse horizonte. Para a PMMG, estratégia competitiva é que foi decidido fazer, considerando o ambiente, para atingir a visão e concretizar os objetivos,visando cumprir a missão. Compreende as diretrizes e ações desenvolvidas como curso de ação para o futuro e que todos devem implementar conforme planejado. Assim, para que os resultados sejam atingidos, a organização deve concentrar os seus melhores esforços e recursos na execução das estratégias. Uma visão de Futuro que expressa o resultado que se espera atingir se a organização cumprir a sua missão na projeção do futuro, e fornece uma ideia nítida daquilo que se quer ser ou fazer. Ser reconhecida como referência na produção de segurança pública, contribuindo para a construção de um ambiente seguro em Minas Gerais. A visão define o que a organização pretende ser no futuro, incorporando as suas ambições, seus objetivos e como quer ser vista pela sociedade. Ela propicia a criação de um clima de envolvimento e comprometimento dos colaboradores com o futuro da organização, o planejamento volta-se para o sucesso no futuro e para os resultados no presente. Esse macro objetivo da organização, pressupõe o fortalecimento da cidadania e a prevenção à violência e à criminalidade, com base em um modelo apropriado de gestão em serviços de segurança pública.  

              A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos, aos motivos pelos quais foi criada, pois representa uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da Instituição perante seus clientes. Consiste na declaração formal da razão de existir da organização. A missão delimita as atividades dentro do espaço que a organização deseja ocupar em relação às demandas da sociedade, que é promover Segurança Pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais. Objetivos estratégicos que promovem a transformação com reflexos diretos na questão da segurança pública, apontando um horizonte de ampliação da credibilidade na relação entre a polícia militar e o cidadão. A prestação de serviços do policiamento ostensivo está construída a partir do delineamento de estratégias baseadas nos princípios da efetividade,visibilidade e eficácia operacional para o controle da violência e da criminalidade. Uma busca da excelência, com emprego de técnicas para seleção das melhores alternativas, com o propósito de alcançar os objetivos determinados na prestação dos serviços oferecidos pela Polícia Militar de Minas Gerais aos cidadãos como um todo, na contribuição para o fortalecimento da cidadania, da qualidade de vida e da segurança pública. Que é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, sendo exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Com enfoque em um ambiente seguro que remete a tomada de decições, com ações que promovam mudançãs sociais e contribuam para o processo de melhoria da qualidade de vida no ambiente, tornando-o seguro.

                    E para executar esse papel tão importante, a Polícia Militar no exercício de suas atribuições, é identificada pela farda, equipamentos, viaturas, visando ilidir condutas ilícitas, protegendo a integridade de pessoas, bens e serviços. Contribuindo para os direitos e garantia do cidadão, o respeito à sua dignidade, por meio de sua proteção. São preceitos cultuados e praticados no dia a dia pela instituição e seus integrantes, através de seus valores. Eles representam a essência da filosofia organizacional, ao fornecerem um senso de direção para todos os policiais militares, quanto ao seu comportamento. Os valores expressam as crenças e princípios nos quais a organização irá apoiar-se e pautar suas ações. Com respeito aos direitos fundamentais e valorização das pessoas, ética e transparência, excelência e representatividade institucional, disciplina e inovação, liderança e participação e coragem e justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com