TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade Organizacional PMMG

Por:   •  14/4/2015  •  Dissertação  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

QUARTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR

SEGUNDO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

CENTÉSIMA QUARTA COMPANHIA DE ENSINO E TREINAMENTO

CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS – CEFS I/2015

FERNANDO ANÔNIO NOGUEIRA, CB PM, Nº DE CURSO:____, 5º PELOTÃO.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL (MISSÃO, VISÃO E VALORES)

JUIZ DE FORA

2015

FERNANDO ANÔNIO NOGUEIRA, CB PM, Nº DE CURSO:____, 5º PELOTÃO.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL (MISSÃO, VISÃO E VALORES)

Trabalho sobre a identidade organizacional (missão, visão e valores), apresentado na Disciplina Comunicação Organizacional, Ministrada pelo Instrutor, Major PM Paulo Alex, aos alunos do 5º Pelotão do Curso Especial de Formação de Sargentos – CEFS l/2015, para obtenção de parte dos créditos da disciplina.

JUIZ DE FORA

2015

Toda empresa necessita de uma Identidade Corporativa claramente definida e divulgada para o público interno e externo. Sem essa Identidade uma empresa não consegue identificar a razão de sua existência e nem onde essa empresa deseja chegar. A Polícia Militar de Minas Gerais é um órgão público ligado à Administração Direta, ao Poder Executivo, portanto não é uma empresa propriamente dita, porém mesmo assim necessita traçar planos e metas para cumprir com excelência a missão constitucional de realizar o policiamento ostensivo e preservar a ordem pública.

É com essa finalidade que em meados da década de 90 a Polícia Militar de Minas Gerais começou uma evolução gradual em seus planos e metas para uma prevenção criminal de excelência. Foram elaborados planos governamentais com períodos preestabelecidos e com diversas denominações, Choque de Gestão, Estado para Resultados, Gestão para a Cidadania, etc, o que fundamentou e colaborou para a implementação de planos estratégicos, como o atual Plano Estratégico 2012 – 2015, com metas e objetivos a médio e longo prazo.

O nome plano estratégico dá uma ideia de um conjunto de estratégias, ou seja, vários caminhos para se alcançar algo futuro. A PMMG como órgão público que é, deseja e se vê na obrigação de no presente e cada vez mais no futuro prestar um serviço eficiente, deseja ser reconhecida pelos seus valores, deseja que o público alvo, a população mineira, reconheça sua importância e dedicação no cumprimento da missão de “promover segurança pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais”. Cumprida essa missão se alcançará o resultado desejado, que é a Visão de Futuro, aquilo que se quer ser e fazer: “sermos reconhecidos como referência na produção de segurança pública, contribuindo para a construção de um ambiente seguro em Minas Gerais”.

Já os valores definidos são: “representatividade, respeito, lealdade, disciplina, ética, justiça e hierarquia”. Tais valores são qualidades, é a imagem que a PMMG quer incutir na mente dos seus integrantes e também transparecer para a sociedade, para o “cliente” dela. Esses valores são essenciais para unir todos num único pensamento e consequentemente num único rumo, que é alcançar os objetivos traçados. Tais objetivos foram descritos num total de doze, 1)prevenir a violência, a criminalidade, a desordem, contribuindo para o fortalecimento da sensação de segurança nas áreas urbanas, rurais e no transito; 2)mitigar a criminalidade violenta de forma efetiva por meio de intervenções qualificadas; 3) ampliar a qualidade na prestação dos serviços de segurança pública (...). Mesmo listando apenas três, nota-se que todos os objetivos focam na melhoria da qualidade de vida do público interno, os policiais, e na qualidade de vida da população mineira, diminuindo a criminalidade, modernizando o gerenciamento da instituição, melhorando a aplicação dos recursos logísticos e humanos, etc.

É evidente que diante de um plano tão audacioso e dinâmico, dificuldades aparecerão em grandes proporções. Destaca-se a extensão territorial do Estado de Minas Gerais, que tem uma dimensão geográfica de um país; a grande diversidade cultural dentro do Estado e o fato de ser o segundo maior Estado do país em número de habitantes. Frisa-se também a dificuldade humana para se operacionalizar tal plano, pois a escassez de efetivo não é um problema da atualidade, mas algo que ocorre há anos. Somado a isso temos as várias atribuições da PMMG: combate ao crime organizado, combate ao tráfico de substâncias entorpecentes (talvez a maior mazela da sociedade atual), conscientização e fiscalização no trânsito, proteção ao meio ambiente, etc. E por último e talvez o maior deles seja a necessidade de participação de outros órgãos públicos do Estado, pois sabe-se que Segurança Pública é um conjunto de órgãos e  ações (policiamento ostensivo/preventivo, investigação, custódia de presos, julgamento desses presos e outros). E a PMMG é parte integrante dessas ações, portanto se algum órgão falhar na sua missão poderá acarretar atraso nos objetivos traçados pela PMMG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com