TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA FARMACÊUTICA NA GESTÃO

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA FARMACÊUTICA NA GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Este trabalho possui o objetivo de destacar a importância do farmacêutico no Sistema Único de Saúde, bem como o seu papel na assistência farmacêutica, além da estruturação das atividades de farmácia e o modelo de Atenção à Saúde.

Mais que um profissional atuante em defesa do uso racional de medicamentos, o farmacêutico possui uma oportunidade excepcional no desenvolvimento de sua postura perante a sociedade.

Esta APS traz como foco, um profissional cujas atribuições à promoção da saúde, principalmente através da disposição de um serviço de qualidade a orientação e o acompanhamento farmacêutico, a educação em saúde, de fácil acesso ao público.

A PNM, aprovada em 30 de Outubro de 1988, pela portaria Ministerial número 3.916, regulamenta a garantia da segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, promoção do uso racional e do acesso da população aos medicamentos essenciais à saúde pública.

Além disso, a legislação pontua a reorientação da assistência farmacêutica, o estímulo à produção de medicamentos genéricos e a regulamentação sanitária como principais diretrizes.

A assistência farmacêutica envolve o acesso aos medicamentos, numa ação transversal e multidisciplinar, definida como atividades relacionadas à demanda de medicamentos, de grande importância na continuidade dos programas de saúde, sendo fundamental no funcionamento dos serviços de saúde prestados à sociedade, constituindo-se como direito constitucional no acesso ao medicamento de forma racional.

O farmacêutico é o profissional do medicamento que deve atuar como referência na orientação, acompanhamento, monitoramento e cumprimento da terapia farmacológica, tendo em vista a melhora na qualidade de vida da população.

Sabendo-se que o modelo de Atenção à Saúde deve ser coerente com a condição de saúde no país, os serviços farmacêuticos no SUS possui a finalidade de propiciar aos usuários, um acesso com qualidade aos medicamentos considerados essenciais à população, disponibilizados pela rede pública. Para tal finalidade, os serviços gerenciais exigem profissionais capazes e habilitados a aplicar conhecimentos e informações epidemiológicas, administrativas e gerenciais para planejar e executar as ações.

SUMÁRIO

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA GESTÃO PÚBLICA

I. INTRODUÇÃO 5

II. O PAPEL DO FARMACÊUTICO 6

III. O FARMACÊUTICO E O SUS 7

IV. CONCLUSÃO 9

V. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

I. INTRODUÇÃO

No Brasil, o medicamento não é considerado um insumo básico de saúde, infelizmente o medicamento é considerado um bem de consumo, o que implica em inviabilizar o foco que é priorizar o cuidado com a terapêutica medicamentosa, na orientação à população no uso adequado de medicamentos.

De 1971à 1997, a CEME (Instituição da Central de Medicamentos), teve como missão o fornecimento de medicamentos à população e tinha como objetivo manter uma política centralizada de aquisição e distribuição de medicamentos. Após esta data, as atribuições da CEME foram transferidas a diferentes órgãos e setores do Ministério da Saúde.

Com a finalidade de indicar as diretrizes e formar o alicerce para a operacionalização da Assistência Farmacêutica, foi criada em 1998, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

A Assistência Farmacêutica possui hoje um dos setores mais relevantes financeiramente no âmbito das secretarias de saúde, onde a demanda cresce a cada dia.

As diretrizes elencadas na Política Nacional de medicamentos são:

- Adoção de relação de medicamentos essenciais;

- Regulação Sanitária de medicamentos;

- Reorientação da Assistência Farmacêutica;

- Promoção do uso racional de medicamentos;

- Desenvolvimento científico e tecnológico;

- Promoção da produção de medicamentos;

- Garantia da segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos;

- Desenvolvimento e capacitação de Recursos Humanos.

Tais diretrizes possuem a finalidade de promover o acesso da população a medicamentos seguros, de qualidade e eficazes com o menor custo possível.

II. O PAPEL DO FARMACÊUTICO

Mais do que receber, ler e interpretar receitas médicas, é obrigação do farmacêutico, orientar o consumidor quanto ao uso, horário e forma correta de administrar os medicamentos.

Sabemos que o farmacêutico segue uma tradição milenar, podendo trabalhar numa farmácia, indústria, hospital, laboratório de análises clínicas, cosméticos, agricultura, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos entre outras funções e lugares. O farmacêutico é o profissional capacitado para orientar, educar e instruir o paciente sobre todos os aspectos relacionados ao medicamento (CARLINI, 1996; RECH,1996a; PERETTA; CICCCIA, 1998).

Especialista no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos, o farmacêutico presta serviços de assistência farmacêutica. A dispensação deve assegurar que o medicamento seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada e que sejam fornecidas as informações suficientes para o uso correto. (ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD, 1993). O momento da dispensação é muitas vezes o único contato que o usuário tem com o farmacêutico e também o último com algum profissional de saúde antes de iniciar o tratamento da sua doença ou enfermidade. (MARIN, 2003).

O papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com