TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDISCIPLINA E O BAIXO NÍVEL DE APRENDIZAGEM

Ensaios: A INDISCIPLINA E O BAIXO NÍVEL DE APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  7.545 Palavras (31 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 31

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADE INTEGRADA DE PATOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

CURSO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

AILA MARIA CAETANO

A INDISCIPLINA E O BAIXO NÍVEL DE APRENDIZAGEM

QUIXERAMOBIM-CE

2013

AILA MARIA CAETANO

A INDISCIPLINA E O BAIXO NÍVEL DE APRENDIZAGEM

Artigo Científico apresentado ao curso de Pós- Graduação da Faculdade Integrada de Patos - FIP como requisito parcial para obtenção do título de Psicopedagogia Clínica e Institucional.

QUIXERAMOBIM-CE

2013

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, o grande arquiteto e construtor do universo, pois sem ele, nada seria possível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando juntos destes momentos que são tão importantes.

Aos meus filhos Aryanne e Kayc Avnner que têm dispensado a cada instante vivido intensamente e de forma gratificante. Por vocês cheguei até aqui.

A minha mãe Alídia, pelas lições de vida e exemplos, que muito contribuíram para a formação do meu ser.

AGRADECIMENTOS

Ao Jerônimo Candea, meu companheiro de muitos anos, por fazer parte da minha história. Por ter demonstrado sempre confiança no meu potencial e ter me ensinado que não se pode deixar de sonhar os próprios sonhos para sonhar os de outra pessoa. Jamais esqueça. Levarei sempre um pedacinho de você dentro do meu ser.

Aos meus netinhos, Eva Carolina e Heitor Xavier, por destacar em nossas vidas a intensidade de um verdadeiro amor e ter me ensinado a reconhecer tal sentimento de forma incondicional, sem interesses, fiel, ingênuo e puro; que somente é revelado sem medo e sem preconceito quando se trata do coração de uma criança... O seu!

Obrigado por existirem.

[...] cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação. Já que no caráter existencial, o psicopedagogo participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, fazendo com que os professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem da criança ou, da própria ensinagem.

Bossa (1994, p. 23)

RESUMO

A psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como essa aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores, como produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. Neste artigo serão abordados aspectos referentes à indisciplina em sala de aula, uma vez que, esta questão tem tomado uma dimensão enorme sendo comprovado o aumento do índice dessa problemática. É necessário investigar se o aluno muitas vezes já traz a indisciplina de casa, que é onde ele tem seus primeiros ensinamentos. O objetivo deste estudo é compreender qual o nível de culpa a família tem em relação à indisciplina do aluno dentro da sala de aula. Abordará ainda, a postura do professor ao enfrentar esse desafio e sua prática na busca de possíveis mudanças na forma de pensar e atuar, possibilitando assim elementos favoráveis à transformação do comportamento da sala de aula, proporcionando um ambiente saudável para a aprendizagem e uma relação de harmonia entre professores e alunos.

Palavras-chave: Psicopedagogia; Indisciplina; Aprendizagem.

ABSTRACT

He educational psychology studies the characteristics of human learning: how to learn, how this learning varies evolutionarily and is conditioned by several factors, such as produce changes in learning, how to recognize them, treat them and prevent them. This article will address aspects related to indiscipline in the classroom, since this issue has taken a huge dimension and confirmed the increase of the index of this issue. It is necessary to investigate whether students have often brings indiscipline home, which is where he has his first teachings. The objective of this study is to understand what level of guilt the family has regarding the student indiscipline in the classroom. It will also address the attitude of the teacher to meet this challenge and its practice in the search for possible changes in thinking and acting, allowing elements conducive to the transformation behavior of the classroom, providing a healthy environment for learning and relationship harmony between teachers and students.

Word-key: Psicopedagogia; Educational; Learning.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com