TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NUM PROJETO DE FORMAÇÃO INICIAL PIBID/UVA1

Por:   •  8/5/2013  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 12

A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NUM PROJETO DE FORMAÇÃO INICIAL PIBID/UVA1

Áquila Sales de Souza2

Francisca Janaína da Silva Bruno3

Msc. Maria Valcidéa do Nascimento4

RESUMO

Trata-se nesta pesquisa de uma investigação que visa realizar reflexões e análise sobre a influência das relações afetivas no contexto escolar e no cotidiano da sala de aula de uma escola Municipal, Antônio Barbosa Braga no município de Irauçuba, Ceará, numa turma de 3º ano do fundamental, a partir de observações e análise por nós realizadas, enquanto bolsistas da CAPES inseridos num subprojeto do curso de pedagogia intitulado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. A abordagem da investigação é de cunho qualitativo, exploratória referendados na observação dos sujeitos e na análise documental sobre a temática. Um dos objetivos desta investigação é analisar se as relações afetivas entre professor, aluno e comunidade escolar interferem na construção de aprendizagem desenvolvendo e analisando uma pesquisa bibliográfica sobre a temática afetiva nas construções do conhecimento. O estudo baseou-se nas ideias dos seguintes autores: WALLON (1879-1962), VASCONCELOS (1994), BAUER (2002), FREIRE (1996), SALLA (2011). A partir das experiências vivenciadas por nós e das atividades realizadas no contexto da sala de aula com foco nas relações afetivas, percebeu-se mudança no comportamento dos alunos, como interesse em aprender e desenvolver as atividades propostas em sala. Foi uma experiência muito positiva, encontramos nas relações afetivas e nas atividades lúdicas uma forma alternativa de ensinar, fazendo com que os alunos aprendam em um ambiente mais lúdico.

Palavras-chave: Relações Afetivas, aprendizagem, Contexto Escolar

1 Descreva o titulo

2 Licencianda em Pedagogia da UVA, aluna bolsista – PIBID/UVA. aquila_sds@hotmail.com

3 Licencianda em Pedagogia da UVA, aluna bolsista – PIBID/UVA. janaina_hull@hotmail.com

4 Descreva o item 4

INTRODUÇÃO

Este artigo trata de uma investigação no cotidiano da sala de aula de uma escola Municipal, Antônio Barbosa Braga no município de Irauçuba, Ceará, numa turma de 3º ano do fundamental, tendo como foco investigar a influência das relações afetivas na escola e em especial no lócus da sala de aula na construção das aprendizagens significativas.

A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo que investiga as pessoas em contexto cotidiano, para Bauer (2002, p.68) “A finalidade real da pesquisa qualitativa não é contar opiniões ou pessoas, mas ao contrário, explorar o espectro de opiniões, as diferentes representações sobre o assunto em questão.” Neste caso a investigação aborda análise sobre as representações nas relações afetivas na escola e sua influência na construção de aprendizagens dos alunos, partindo de observações e análise por nós vivenciadas, num período de Agosto a Dezembro de 2011, enquanto bolsistas da CAPES inseridos num subprojeto do curso de pedagogia intitulado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID.

Algumas pesquisas realizadas por autores como WALLON (1879-1962), VASCONCELOS (1994), BAUER (2002), FREIRE (1996), SALLA (2011), sobre a influência da família e da relação professor aluno na aprendizagem das crianças levantam algumas questões sobre as dificuldades de aprendizagens que apresentam algumas crianças diante dos conhecimentos exigidos na proposta curricular das escolas onde estão inseridas. Sobre a formação do educador, o trabalho indica que, quanto mais ela estiver conectada à realidade da sala de aula, mais positivo é o impacto sobre o aprendizado. Segundo os pesquisadores, são três as características fundamentais de um professor bem preparado: domínio sobre o conteúdo, compreensão do processo de aprendizagem dos alunos e habilidade no gerenciamento da rotina profissional.

Referendamos como suporte teórico nossa investigação baseada nas ideias dos seguintes autores: WALLON (1879-1962), VASCONCELOS (1994), BAUER (2002), FREIRE (1996), SALLA (2011). Portanto pretendemos realizar nesta pesquisa os seguintes objetivos:

- Analisar se as relações afetivas entre professor, aluno e comunidade escolar interferem na construção de aprendizagem;

- Conhecer fatores ambientais que põem contribuir nas construções de saberes conceituais, atitudinais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com