TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigos Científicos: A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  4.030 Palavras (17 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PIOVANI ,CELIA REGINA BARBAN - RU 557777

A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DESCALVADO

2013

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PIOVANI ,CELIA REGINA BARBAN - RU 557777

A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso

apresentado à Faculdade

Internacional de Curitiba, como

requisito parcial para obtenção do

Título de Pedagogo.

DESCALVADO

2013

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada. Agradeço também ao meu esposo, João, que de forma especial e carinhosa me deu força e coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades, quero agradecer muito aos meus filhos Felipe e Marina, que mesmo inconsciente, iluminaram de maneira especial os meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimentos. E não deixando de agradecer de forma grata e grandiosa meus pais, Paulo e Lourdes, a quem eu rogo todas as noites a minha existência.

RESUMO

Declarar a relevância da literatura infantil e estimular a construção do hábito de leitura na idade da infância é o que este trabalho vem apresentar. Desta maneira, a leitura infantil é um método que leva a criança a multiplicar a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Este estudo inicia com um breve resumo da literatura infantil, apresenta conceitos de leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e também mostra quais estratégias precisam ser usadas para desenvolver o hábito de ler.

Tudo feito em harmonia entre pais, criança e professores, formar-se-á um novo leitor, pois a criança que lê desde cedo, principalmente se for acompanhada pelos pais, é previlegiada em diversos sentidos ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras, desenvolve a criatividade, a imaginação, e adquire cultura.

Através da leitura transmitimos valores próprios e aprendizados com os outros, a leitura é um importante condutor para despertar o prazer pela leitura nas crianças das séries iniciaise também fazer com que ele construa seu conhecimento e aprenda a exercer cidadania.

Palavras-chave: Criança. Estímulo. Leitura. Pais. Professor.

1. INTRODUÇÃO

Sendo a Educação Infantil o período escolar de maior preocupação do educador, a leitura pode contribuir de inúmeras formas na iniciação do processo de alfabetização da criança na educação das séries iniciais.

Determinando os obstáculos, vencendo as dificuldades na alfabetização das séries iniciais e implantando a leitura na fase da educação infantil, pude apontar o potencial da leitura e dispor a favor da mesma para a alfabetização nas Séries Iniciais.

Mostrando como a leitura pode introduzir uma criança mesmo não alfabetizada, no processo de letramento, a maneira como descobrimos e aprendemos a ler na infância avalia e decide de que maneira vamos empregar a leitura na idade adulta.

A importância é dada apenas às possibilidades, julgando a leitura um meio para fins exclusivos. A função da leitura é importante não só na pré-escola, mas também em todos os anos da fase escolar.

Quando não há leitura ocasionam-se muitos problemas na dicção escrita, dificultando o ensino-aprendizagem.

É muito importante o hábito de leitura, porem, para que se tenha êxito é preciso que esteja associado ao prazer, ao jogo e à arte, de modo que o leitor sinta-se motivado com a arte da palavra, daí a necessidade de introduzir essa leitura na educação infantil e dar gosto à criança para a leitura.

Percebe-se que a leitura treinada corretamente possui incumbência social de grande importância na medida em que é participante de uma consciência crítica que tem a formação intelectual de certa forma influenciando a maneira que se segue a evolução social.

O ensino da leitura no Ensino Fundamental está ligado diretamente a formação pessoal e intelectual do ser humano embora encontre campo nos programas de formação inicial e continuada das escolas brasileiras.

Desta maneira, o amparo a uma nova leitura do mundo é necessária, e a maior parte das pessoas não estão preparadas ou então não sabem como proceder com essa leitura, e que esse ato de ler não será isento de ideias e convicções, a leitura na Educação Infantil diretamente ligada ao ato de ler na posteridade.

A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A forma como descobrimos e aprendemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com