TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ilha das Flores

Por:   •  23/5/2015  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

ILHA DAS FLORES

CÁTIA PATRÍCIA ISLABÃO PINTO

                RA 6948468001

Prof. -TUTOR  FABRÍCIO PEREZ FERREIRA

PELOTAS/RS

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

  1. INICIO
  2. DESENVOLVIMENTO

1.3.     CONCLUSÃO

1.4.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

1. INTRODUÇÃO

    O filme ”Ilha das Flores” é um curta-metragem dirigido por Jorge Furtado, gaúcho nascido em Porto Alegre no dia 09 de junho de 1969 e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre em 1989.  

     Apesar do ano em que foi produzido, o curta tem um tema muito atual. Pois ano após ano, vem aumentando os problemas de ordem social.

  1. O INICIO

O filme não é uma ficção é sim uma realidade que ocorre num local, conhecido por Ilha das Flores que fica situado no bairro Belém, município de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Muitos brasileiros nem sabem da existência dessa ilha do Extremo Sul do Brasil. Todavia os problemas que ali acontecem são os mesmo que ocorrem em vários lugares do nosso país. Ilha das Flores chama a atenção para a idéia do ser humano o qual esta sempre  ligado à produção, ao consumo, à venda, ao lucro e ao bem estar próprio.

1.2   DESENVOLVIMENTO

  Na Ilha das Flores, já não existe mais flores, é cercada de água por todos os lados e também lixo do qual os moradores sobrevivem e sustentam a si e suas famílias.

Temos como exemplo a sátira do nascimento e desenvolvimento de um tomate, bem como o seu destino e finalidade.  A realidade vivida pelas pessoas da Ilha não pertence somente aquelas pessoas que ali residem, mas também a outras inúmeras pessoas das quais tomamos conhecimento através  dos meios de comunicação.

 No local onde é colocado o lixo orgânico, existe uma cerca para não deixar os porcos que ali estão saírem do local. Todos os dias é permitido que dez pessoas, passem para o lado de dentro da cerca, onde podem ficar por cinco minutos, para pegarem sobras de alimentos que não serviram para os porcos comerem. Não é de hoje que algumas pessoas sobrevivem sem um mínimo de dignidade e tem tratamento inferior ao que é oferecido aos bichos.

 Essa realidade vivida pelo ser humano é fruto de uma desigualdade sócio econômica, gerada. Basicamente pelo sistema capitalista empregado na sociedade, a triste condição de vida dos habitantes da Ilha das Flores deixa-nos atônitos, já que a idéia do filme é mostrar o absurdo dessa condição, pessoas que são menos valorizadas do que animais.

 

  1. CONCLUSÃO

             Ilha das Flores é um curta que nos remete a questionar a tamanha estupidez causada pela desigualdade social e que nos leva a um momento doloroso de reflexão acerca dos problemas causados pela péssima distribuição de renda e até a própria condição que nós mesmos nos colocamos numa sociedade altamente consumista. O autor nos mostra de maneira clara como o sistema econômico que vivemos contribui para a indiferença entre as classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (135.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com