TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Impor~^ancia Do Desenho Tecnico

Dissertações: A Impor~^ancia Do Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

A elaboração e a interpretação das peças desenhadas dos projetos requerem capacidades de interpretação e de definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano, por um lado, e o conhecimento das «linguagens» de representação gráfica utilizadas em Engenharia, por outro.

OBJETIVOS:

Desenvolvimento das capacidades de identificação e definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano. Aplicação de «linguagens» de representação gráfica utilizadas em Engenharia – o Desenho Técnico, o Método Cotado e o Desenho Topográfico. A importância do Desenho Técnico como «linguagem profissional» associada à conceção, execução e interpretação de peças desenhadas dos projetos.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

- Interpretar e definir formas geométricas em três dimensões e sua representação no plano;

- Executar e interpretar perspetivas, vistas e cortes de objetos;

- Deter conhecimentos sobre o Desenho de Arquitetura;

- Resolver problemas práticos usando o Método Cotado;

- Utilizar o Desenho Topográfico em problemas de Engenharia, designadamente no âmbito dos projetos de estradas e de barragens, envolvendo cálculo de volumes de aterros e escavações e de albufeiras.

Programa

Desenho Técnico: Formatos. Traços. Teoria das projeções. Projeção - central, paralela e ortogonal. Vistas. Disposição das vistas. Vistas principais. Vistas auxiliares primárias e secundárias. Cortes. Indicação e disposição de cortes. Cortes parciais. Rotação de planos de corte. Secções. Indicação e disposição de secções. Secções deslocadas e rebatidas. Tracejados.

Desenho de Arquitetura: Desenhos de localização, de conjunto e de pormenor. Plantas. Alçados. Cortes. Representação simbólica de: portas e janelas; aparelhos sanitários e outro equipamento permanente; escadas; mobiliário; revestimento de superfícies. Cotagem de plantas e de cortes.

Método cotado: Ponto, reta e plano. União e intersecção. Perpendicularidade. Problemas métricos. Aplicações. Desenho cotado de telhados. Sombras: luz solar; luz de vela.

Superfícies topográficas: Definição. Curvas de nível. Escalas. Equidistância. Intersecção com planos e retas. Perfis. Linhas de máximo e de igual declive. Aplicações. Troços de estradas - desenho em planta; áreas ocupadas pelos taludes de aterro e escavação; perfis longitudinais e transversais; volumes de aterro e escavação. Barragens – desenho em planta; volumes de albufeiras.

Conteúdo científico - 80%

Conteúdo tecnológico - 20%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

A elaboração e a interpretação das peças desenhadas dos projetos requerem, por um lado, capacidades de interpretação e de definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano e, por outro lado, o conhecimento das «linguagens» de representação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com