TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Avaliação De Desempenho

Monografias: A Importancia Da Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Avaliação de Desempenho ?

Segundo PONTES (2010), “ Avaliação ou administração de desempenho é uma metodologia que visa, continuamente, a estabelecer um contrato com os colaboradores referente aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigir os rumores, quando necessário, e avaliar os resultados conseguidos.”

A avaliação de Desempenho é uma ferramenta muito importante no universo organizacional, tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Através dessa ferramenta, o colaborador tem a oportunidade de receber feedback sobre o seu desempenho assim possibilitando a sua melhoria. E para as empresas cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada colaborador, com isso gerando melhores resultados organizacionais.

Alguns Objetivos para Trabalhar com a Avaliação de Desempenho:

Ajustar o perfil do colaborador ao local de trabalho que ele se identifica;

Indica se o colaborador tem as qualificações exigidas para o cargo .

Indica o colaborador com potencial para promoções;

Diagnostica necessidades de treinamentos;

Evidencia problemas de relacionamentos;

Demonstra a evolução dos colaboradores;

Gera motivação e satisfação no trabalho;

O processo de avaliação de desempenho deve ser realizado pelo superior imediato de cada colaborador de forma parcial e impessoal, pois é ele quem conhece a realidade da função. Sugere-se que eles tenham algumas habilidades: - Agir com imparcialidade; - Usar da empatia; - Possuir boa comunicação; - Comprometimento; - Foco em resultados.

Para que se tenha melhores resultados devem ser periódicas e com padrões definidos para todos os cargos existentes na empresa. Deve ser monitorada continuamente as evoluções dos avaliados, visando ter dados mais reais para realimentá-la.

Finalizamos ressaltando que a avaliação de desempenho tem por premissa melhorar a performance dos colaboradores e também o desempenho organizacional, pois é atraves das pessoas que se consegue atingir os resultados almejados.

Avaliação de Desempenho. 11ª Edição; 2010 PONTES, Rodrigues Benedito

A Importância da Avaliação de Desempenho nas organizações . Por Antônio Luiz Alexandre http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/7492/a-importancia-da-avaliacao-de-desempenho-nas-organizacoes.html (Acessado dia 22/02/2014 às 8:18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com