TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Comunicação não Verbal

Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Da Comunicação não Verbal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A comunicação é o principal meio de comunicação entre pessoas, através do diálogo é possível compartilhar ideias, adquirir conhecimentos e perceber a intensidade emocional de quem transmite a mensagem. Mas há algo importante não pode passar despercebido, é a expressão corporal que permite a comunicação através de um conjunto de movimentos do corpo como, a postura corporal, os gestos e as feições, esta forma também se torna uma afirmação da comunicação verbal. Portanto podemos afirmar que a linguagem verbal e a não-verbal, são essenciais em nossa rotina e na organização de uma empresa, e muito se perde se não souber manuseá-las. A linguagem não-verbal é uma das formas primitivas de comunicação entre uma criança em seus primeiros anos de vida e seus pais, se tornando um meio de comunicação tão natural quanto a fala. Desta forma entende-se que este tipo linguagem faz parte do dia a dia das pessoas mesmo que estas não a perceba.

O USO DA LINGUAGEM NÃO-VERBAL NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A linguagem não-verbal é está tendo destaque nos meios de comunicação, sendo utilizadas em propagandas, seriados, desenhos, redes sociais entre outros. Desta forma acredita-se que as chances de serem lembradas se tornem maiores independentemente do nível de conhecimento que as pessoas tenham. Entre estas empresas podemos destacar empresas como, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal que utilizam gestos, outras apenas imagens como forma de serem identificadas como a Coca Cola, C&A e a Skol. Anos atrás desenhos animados já utilizavam este tipo de linguagem, quem não se lembra de Tom e Jerry, era divertido sem que houvesse diálogos.

Pessoas ficaram marcadas por atuarem apenas pela expressão de seu corpo, como Charlie Chaplin, Mrs. Bean, sabiam usar todo o conjunto de maneira natural fazendo com que as pessoas ficassem impressionadas com toda desenvoltura utilizada durante o decorrer da história.

No seriado Engana-me, se puder, “O personagem principal, Dr. Cal Lightman (interpretado pelo ator Tim Roth), é auxiliado por sua parceira Dr. Gillian Foster (Kelli Williams), que juntos detectam fraudes, observando a linguagem corporal e as Micro expressões faciais, e usam esse talento para assistenciar na obediência às leis com a ajuda do seu grupo de pesquisadores e psicólogos. O personagem Dr. Cal Lightman é baseado em Paul Ekman, notável psicólogo e expert em linguagem corporal e expressões faciais. Esta série é similar a série da Lifetime TV Angela’s Eyes.6 O trabalho científico de Paul Ekman tem sido desenvolvido em Portugal por Armindo Freitas-Magalhães. ”

Fonte: Wikipédia

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NÃO-VERBAL

Hoje as empresas buscam profissionais que tenha boa postura, expressões que inspiram, que saibam gesticular, transmitido confiança, independente do poder hierárquico que tenha na organização, em especial os que tem contato direto com os clientes, já se sabe que este tipo de profissional é o que representa toda empresa, portanto é prioritário uma boa apresentação.

O político faz da expressão corporal seu aliado rumo a conquista de seus eleitores, tentam passar que tudo será como está sendo dito, mantendo se afirmativo e não relaxando mesmo em momentos de lazer, fazendo com que não haja dúvidas em sua fala, tem uma boa expressão facial até mesmo quando se tem que passar notícias que não seja de bom grado, estão sempre em processo de transformação, tornando se especialista neste tipo de linguagem.

Este tipo de comunicação facilita o entendimento mesmo quando as pessoas têm idiomas, culturas diferentes, tornando seus sentimentos explícitos, independente da região que vive. É como já diz o ditado “um gesto vale mais que mil palavras”.

LIBRAS

A Língua Brasileira de Sinais tem a linguagem não-verbal como principal meio de comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com