TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da EAD

Trabalho Escolar: A Importancia Da EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 4

A EAD colabora para uma educação autônoma, tendo como princípio a auto-aprendizagem, a auto-formação, pois o ponto de partida do aluno é o princípio do processo educativo aberto, e este sendo responsável pelo seu próprio aprendizado.

Neste sentido, cabe ressaltar que o primeiro indício de legitimação brasileira da EAD está constatada oficialmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, Lei N. 93942, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, nos seguintes artigos, principalmente no art.80, sendo este dedicado somente à EAD.

Art.80 - O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

Posteriormente, é implementado pelo Decreto n.º 5622 (que revogou o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998 e o Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998) DOU4 de 19 de dezembro de 2005, a regulamentação do Art. 80 da LDB, que estabelece as diretrizes e bases para a EAD no Brasil, caracterizando a Educação a Distância, no Art. 1, como: “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

A UAB não é uma instituição de ensino, mas somente é responsável em articular e gerenciar ações já existentes no país em EAD (UAB, 2009), fazendo com que sejam ofertados cursos, prioritariamente, para a formação docente no ensino fundamental e, consequentemente, democratizar a educação em âmbito nacional.

Um fato que jamais poderá ser esquecido é o de que essa modalidade de ensino pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento educacional de um país, pois nesse processo o aluno deverá se manter em interação constante com tutores/professores, sanando suas dúvidas e aprimorando seus conhecimentos

A EAD procura atender de forma efetiva e qualitativa grandes contingentes de pessoas que procuram por formação, aperfeiçoamento e atualização profissional continuada e permanente, tendo em vista que essa modalidade de ensino por ter características diferenciadas da educação presencial torna-se alvo de uma série de argumentações tanto convergentes como divergentes.

Evidentemente a qualidade da educação acaba sendo questionada, no entanto, todo o processo de qualidade educativa está vinculado à forma com que está sendo conduzida a práxis pedagógica, aliada a formação continuada dos professores, bem como sua inserção e conexão com um mundo no qual os alunos estão digitalmente avançados.

Um fator que também deve ser evidenciado é a importância do papel do tutor em cursos de EAD, estabelecendo ações para que o aluno se envolva no contexto pedagógico, ou até mesmo mediar práticas educativas efetivas, tanto virtuais quanto pessoais entre professor-aluno-coordenador de curso e outros agentes que estão envolvidos no processo de desenvolvimento do curso.

A relação no processo de tutoria tem tríplice aspectos: professor, educador e tutor. O professor se projeta quando colabora com o estudante para acordar a crítica e a criatividade, quando são colocadas no plano de julgamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com