TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR NA EAD: SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO JUNTO AOS ACADÊMICOS

Artigo: A IMPORTÂNCIA DO TUTOR NA EAD: SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO JUNTO AOS ACADÊMICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR NA EAD: SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO JUNTO AOS ACADÊMICOS

Albertino Pereira da Glória

Curso de Pós Graduação Metodologias e Gestão em Educação a Distância

Pólo Taguatinga- Brasília/ DF

RESUMO

Analisando o contexto da Educação a distância (EaD), encontramos uma modalidade em franca expansão. O crescimento desta modalidade de ensino aprendizagem remete à necessidade de mão de obra qualificada para atuar neste seguimento, mais qual seria esta qualificação? Quais as habilidades e conhecimentos precisa ter um tutor? Este artigo discute a atuação de um dos mais importantes atores neste processo de ensino aprendizagem. Expondo a realidade da Educação a Distância e permitindo a compreensão de algumas interrogações como; Qual deve ser a formação do tutor? Ou Existe uma formação específica para se tornar um tutor? Estas e outras inquietações foram discutidas neste artigo, mostrando assim que para ser um bom tutor devemos atentar para várias características que se não estiverem presentes neste profissional não será possível se ter um bom tutor.

Palavras-Chave- Educação a Distância, Tutor, formação.

INTRODUÇÃO

Passamos nas últimas décadas por um momento de expansão da Educação a Distância, não só no Brasil, mais no mundo, a cada dia temos novas instituições, novos cursos e consequentemente novos alunos, este crescimento elevado exige também um aumento na mão de obra, assim a cada dia este mercado precisa de mais Gestores, professores e como abordaremos, de mais tutores. Assim é de suma importância compreender quais as características precisam estar presentes neste tão importante personagem da Educação a Distância.

O estudo fala sobre a importância do tutor na Educação a Distância (EAD) e a relevância que tem a formação deste tutor. Um bom projeto pedagógico, boas ferramentas e um bom espaço são partes importantes para um bom curso a distância, contudo se parte do processo não for realizado com qualidade, nosso objetivo não será alcançado. Faremos esta análise no caso do tutor.

Este estudo contribui para a compreensão do papel do tutor na EaD, além disso se faz relevante uma vez que será discutida a importância da formação do tutor, seu conhecimento e domínio sobre sistema no qual atua.

Esta pesquisa teve como objetivos explicar o papel do tutor na Educação a Distância, discutir qual a formação necessária a um tutor e neste contexto mostrar a relação entre o tutor e a EAD eficiente, nos próximos tópicos trataremos especificamente destes pontos.

1.1. O TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A educação a distância, é uma modalidade de educação diferenciada, apresenta uma didática específica e por isso exige um planejamento prévio e a utilização de uma metodologia de ensino baseada na estrutura didática que irá viabilizar as interações com o tutor com os colegas e com o material didático. A didática da Educação a distância é de vital importância para que se obtenha êxito no processo de ensino aprendizagem a distância.

Qual seria o papel do tutor na educação a distância? Fazendo uma análise comparativa entre a EaD e a Educação presencial, consequentemente chega-se a uma comparação entre o professor tradicional e o professor tutor. Como a educação a distância segue em processo de expansão e vem abrindo varias vagas para atuação neste seguimento da educação, percebe-se a ocorrência de uma adaptação de profissionais do mercado da educação tradicional para a educação a distância, neste sentido afirma (MAIA et al., 2011, p.91):

“...O Professor presencial também pode se tornar tutor; nesse sentido, assim como o aluno virtual precisa aprender a estudar a distância, o tutor precisa aprender a ensinar sem eu esteja no mesmo lugar e no mesmo momento que o aluno. Em EaD, o tutor desempenha diferentes papéis...”

Faremos uma comparação entre a educação presencial e a EAD

Educação Presencial Educação a Distância

Um professor Conduz Existe um tutor para acompanhar

Ritmo ditado pelo professor O Aluno define seu ritmo

Existe o contato direto do aluno com o professor. Existem diversas formas e ferramentas de contato, na maioria das vezes assíncrono, podendo ter momentos síncronos.

O processo está centrado no professor O processo está focado no aluno

Nesta modalidade de Educação a Distância, entre os vários atores educadores, o tutor ocupa a o papel de orientar os alunos, fazendo parte do processo como um todo e assim trabalhando em parceria com os professores, coordenadores e demais envolvidos naquele projeto pedagógico, o tutor é reconhecido como peça fundamental neste processo, tendo em vista que ele interage diretamente com os acadêmicos e nesta posição tem a responsabilidade de manter os acadêmicos motivados e orientados ao desenvolvimento dos estudos.

Neste sentido Maia et Al (2011,p.91)afirma que o tutor é também responsável por fazer os primeiros contatos com a turma, enviando mensagens, criando um ambiente de interação entre os acadêmicos e facilitando a interação dos acadêmicos mais tímidos, além de manter a motivação através de agradecimentos e feedbacks constantes a seus alunos.

Seguindo esta linha de pensamento podemos elencar como características essenciais a um tutor:

• Precisa ter uma capacidade de auxiliar o aluno na identificação do seu ritmo de trabalho, ritmo este que ele aplicará ao seu curso.

• Precisa ter habilidades para incentivar os alunos a participar das discussões e trocas de descobertas.

• O Tutor deve ser capaz de integrar os seus alunos, utilizando os instrumentos disponíveis.

• Deve ser capaz de despertar nos seus alunos o interesse por sua própria aprendizagem, incentivando-os a buscar e compartilhar conhecimentos.

Independente de comparação entre o tutor e o professor da educação presencial, fica claro que o objetivo do trabalho do tutor estar em criar o ambiente para o desenvolvimento do acadêmico, seja com orientações sobre a utilização do ambiente virtual ou de ferramentas, ou seja, com orientações específicas sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com