TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Formalidade Na Legalização Nos Negocios

Monografias: A Importancia Da Formalidade Na Legalização Nos Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 – Apresente e explique as características da construção histórica do Brasil que contribuíram para o desenvolvimento das desigualdades sociais ainda hoje presentes em nosso país.

Questão 2 – A partir dos textos da Unidade I, apresente os processos históricos que contribuíram para a formação da cultura brasileira.

OBS.: O PRESENTE TEXTO RESPONDE ÀS PERGUNTAS ANTERIORES.

Para entender a diversidade cultural de nosso país devemos fazer um retrocesso à colonização que usou a mão-de-obra negra como recurso devido a sua origem ‘mulçumana’, pois a alma negra era tida como uma folha manchada em que para se colocar qualquer impressão se deveria limpar primeiro. Por isso o índio foi posto em segundo plano, ironicamente é claro, pois também foram manipulados a bem da ‘religião’, as missões jesuíticas “aliviaram” o índio, na intenção de que sua alma fosse uma folha em branco na qual qualquer impressão seria fixada sem se ter que limpar primeiro.

Adicionando-se aos dois tipos o europeu que chegou ao Brasil com a intento de explorar suas terras tem-se a primeira grande mistura (analisando-se o quadro inicial, percebe-se que os europeus que aqui chegaram com a “nobre missão” de ocupar as terras, tinham suas necessidades carnais e não poderiam resistir à visão de índias jovens e de beleza exótica, tidas como integrantes de povo inferior ao seu, ocasionando assim os primeiros brasileiros – fruto desta relação luso-indígena).

A igreja católica intervém porque não queria esse cruzamento, não por proteção às jovens e sim pelo horror dessa mistura, eram trazidas jovens europeias para as terras brasileiras a fim de cruzarem com brancos e darem frutos brancos.

Tempos depois foi a vez do negro ou melhor das negras mantidas como “objeto” e como tal eram usadas como bem fosse entendido, resultando assim novos cruzamentos. Entretanto não foi só desta forma que o brasil cresceu, houve a questão da ampliação, da cria de seus bichos – os negros, pois seria muito melhor procriar do que importar.

Logo depois que a princesa Isabel libertou os escravos houve um despertar: que fazer com tantos negros no país, uma vez que o número era grande e agora viviam por aí na condição de “homens livres”, foi quando o problema do país, verdadeiramente, começou. As diferenças sociais começaram a aparecer entre os “homens”, pois os negros e mulatos não eram considerados homens. Os negros forros passaram a ocupar moradias improvisadas e insalubres, a desempenhar atividades informais para conseguir o pão de cada dia, vestimenta, saúde e outros...

Sem ter condições de se manter o negro utilizou dos diversos recursos que lhe convinham; metonimicamente se tem uma visão errada do negro, que em sua grande maioria é o morador de comunidade e maior índice da população carcerária ainda hoje.

Depois da segunda guerra mundial e notória evolução industrial do país houve a abertura das cancelas brasileiras aos imigrantes italianos, alemães e tempos depois japoneses, que iriam ajudar econômica e culturalmente o país (ajudariam a embranquecer o Brasil).

Portanto o problema racial brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com