TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Fotografia No Jornal

Artigos Científicos: A Importancia Da Fotografia No Jornal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da fotografia

Com o surgimento na metade do século XIX, a fotografia levantou as artes visuais. Desde analógica, mais do que fotografar e guardar o momento, a câmera vai além, e é uma das poucas que transpassam nossa alma, na era digital, a rapidez dos dados fotográficos tem o poder de unir pessoas em longas distâncias, seja por uma lembrança ou uma imagem.

Uma história é contada por fotos, por memórias, formadas de imagens, por fotografias. Ainda que manipulada, a foto tem sua mensagem, e nada é tão característica como a imagem, que não seria completa sem as palavras, e vice e versa.

Mais que encher um site de fotos, ou então uma rede social, a realidade que existe em uma fotografia, nos complementa com a verdade, e estão tão presente e necessária em nossa vida como o ar que respiramos. É uma maneira em que o homem encontra o momento de expressão e registrar momentos além de registrar suas ideias. A imagem com o passar dos anos ganha mais importância e valores no mundo visual, pois está ao alcance de todos.

A fotografia, no jornalismo, tem o papel de ilustrar uma matéria, para que o leitor tem ideia de que está sendo noticiado. Em um texto muito extenso, há a possibilidade de o leitor não entender a noticia ou deixar passar um dado importante. Quando usamos do recurso de colocar uma fotografia, estamos dando uma ideia exata do fato noticiado ao leitor. Por isso, encontramos hoje, uma vasta possibilidade para a utilização de fotografias no jornalismo.

Com últimas adesões, frente anti-PT já conta 15 partidos

Em algumas situações, ela fala mais que a própria notícia, nas revistas de fofoca revela a vida dos famosos, na publicidade vende o produto, ilustra os livros, sites, entre tantas outras utilidades. A televisão e o cinema só estão aqui hoje, graças aos avanços tecnológicos desde a origem da fotografia. As novas tecnologias permitem a manipulação e modificação da imagem, através de suas edições com efeitos e utilização dos recursos gráficos. Anteriormente isso não existia você fotografava e se não gostasse nada poderia ser feito e permanecia a imagem real.

A fotografia e suas edições

Nos jornais o destaque da informação através da fotografia é uma constante, que nos meios de comunicação é muito importante, pois é uma fonte de informação. As imagens com cores em preto e branco publicada em jornais existem há mais de cem anos e é uma das características do fotojornalismo.

Alguns gêneros de fotografia jornalística se destacam dentro da sociedade, tais como:

Fotografia social: Nesta categoria estão incluídas a fotografia política, de economia e negócios e as fotografias de fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do Estado e do País, incluindo a fotografia de tragédia.

Caixa Econômica vai suspender serviços por uma hora no domingo

Fotografia esportiva: Nessa categoria, normalmente as informações de lances individuais influi na sua publicação.

Cristóvão Borges minimiza vaias após empate com o Atlético-MG

Fotografia cultural: Este tipo de fotografia costuma chamar a atenção para a notícia antes de ela ser lida.

Ferreira Gullar é eleito para a cadeira 37 da ABL

Fotografia policial: Categoria associada a imagens de combate, apreensão e ou repressão policial, crimes, mortes. Este tipo de fotografia, muitas vezes, recebe destaque na sua publicação, o que provoca as mais variadas reações diante dos fatos.

Policial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com