TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Remuneração

Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Da Remuneração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  4.214 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da remuneração

Em decorrência da avaliação de desempenho e dos resultados vem a administração das recompensas. As empresas se esforçam em desenvolver sistemas de remuneração no sentido de recompensar adequadamente o seu pessoal. O salário constitui a base do contrato de trabalho formalizado entre a empresa e cada empregado. A esse salário se agregam os serviços sociais e os benefícios que a empresa proporciona ao seu pessoal. O salário e mais esses serviços e benefícios constituem a remuneração. Se o empregado não recebesse esses serviços e benefícios sociais, certamente devera desembolsar do que ganha para poder usufruir-los, pagando provavelmente um valor maior no mercado.

Do ponto de vista da empresa, o sistema de remuneração serve a um certo numero de funções, a saber:

Atrair e manter pessoas altamente qualificadas: as pessoas tendem a procurar empresas na quais as recompensas são mais elevadas. Alem de atrair pessoal competente, o sistema de remuneração serve também para retê-los na empresa, a longo prazo.

Recompensar os serviços prestados como meio de reconhecer o desempenho passado: o sistema de remuneração serve para compensar o desempenho desejado e reforçá-lo devidamente. Bom desempenho, experiência profissional, lealdade, novas responsabilidades e outros comportamentos devem ser recompensador por um efetivo plano de remuneração.

Motivar desempenho futuro; as recompensas podem ser usadas como objetivos ou metas para pessoas.

Assegurar equidade do ponto de vista interno e externo: a equidade interna requer que a remuneração seja relacionada com o valor relativo dos demais cargos da empresa para que responsabilidades similares tenham uma remuneração semelhante. A equidade externa requer que a remuneração seja similar ao nível das de mais empresas do mercado.

Atendimento das normas legais: o sistema de remuneração esta sujeito a restrições e limitações de ordem legal e sindical que devem ser obedecidas. Alem da legislação trabalhista que impõem uma serie de demandas, o sistema de remuneração deve também suportar as clausulas econômicas e sociais dos acordos coletivos de trabalho.

As organizações estão passando por grandes mudanças e constantes desafios. A maneira de remunerar os colaboradores não e mais a mesma.

O ato de determinar um salário pela base do sindicato ou pela média de mercado já não funciona tão bem como antigamente, agora as empresas optam por conceito de Remuneração Estratégica,que vem sendo usada por empresas voltadas para o futuro, e seus divisores como remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades e competência. Programa de participação dos lucros e resultados, é também usada com freqüência por grandes empresas para motivar seus colaboradores e tornando assim mais fácil de atingir seus objetivos . O desafio para as empresas é saber definir que tipo de remuneração melhor se adéqua na filosofia da organização, e que melhor se enquadre dentro de seu quadro de colaboradores.

REMUNERAÇÃO FUNCIONAL

Minamide (2008) coloca que a remuneração funcional ou plano de cargos e salários, é o sistema mais tradicional existente. Em geral ela é aplicada em empresas que crescem muito rápido em um curto espaço de tempo, onde é freqüente certa desorganização. Esse sistema gera um equilíbrio com os salários praticados no mercado e promove uma igualdade de salários dentro da empresa, gerando um sentimento de justiça entre os empregados. A remuneração funcional é composta da descrição dos cargos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com