TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo Mental

Monografias: Calculo Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

CÁLCULO MENTAL

O cálculo mental tem como característica uma diversidade de técnicas que se adaptam aos números em jogo e aos conhecimentos do sujeito. Assim, entendemos por cálculo mental um conjunto de procedimentos em que, uma vez analisados os dados a serem tratados, estes são articulados para permitir a escolha da melhor estratégia, obtendo resultados exatos ou aproximados, dependendo dos objetivos e da situação apresentada. Os procedimentos de cálculo mental se apóiam nas propriedades do Sistema de Numeração Decimal e nas propriedades das operações, colocando em ação diferentes tipos de escritas numéricas, assim como diferentes relações entre números.

O uso do cálculo mental na escola porque é um recurso muito importante. Pode-se calcular mentalmente em situações de compra e venda, ao estimar gastos, planejar as proporções dos ingredientes antes de fazer uma receita, arredondar preços etc. Ao recebermos uma fatura de uma compra de supermercado ou uma venda de caixas de biscoito é comum fazermos uma verificação rápida do resultado, a partir do cálculo mental.

Os alunos que estão em séries iniciais, principalmente aqueles que estão nas últimas séries, precisam dominar o sistema de numeração decimal e as operações.

Os estudantes dos primeiros anos do ensino Fundamental têm de vivenciar os números e experimentá-los de diferentes formas. Esse trabalho colabora para que o pensamento matemático ganhe a elasticidade necessária.

No Brasil não prevê alternativas ao uso de fórmulas para resolver contas e um objetivo do cálculo mental é fazer os estudantes saber de cor certos resultados ou recuperá-los facilmente.

Mas é importante que a memorização se apoie na construção e na identificação prévia de relações que deem sentido a ela. Por isso, a tabuada - devidamente compreendida - constituirá um repertório importante para que as crianças produzam estratégias de cálculo cada vez mais elaboradas.

Quanto mais cedo começa o trabalho com cálculo mental, melhor será a compreensão da criança sobre a constituição dos números e as operações em jogo. O aluno que não consegue criar uma estratégia de ação diante dos problemas ou age de modo totalmente automatizado no algoritmo - sem ter ideia da operação que ele representa - precisa ter o sistema de numeração trabalhado com o cálculo mental, não importa a série em que ele esteja. Esse déficit na aprendizagem de Matemática pode trazer consequências futuramente e deve ser recuperado o quanto antes.

Cálculo mental é um tema muito importante para a matemática como um todo, além de também ser muito discutido em qualquer parte do planeta. No caso do Brasil, tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, que são documentos oficiais que definem o estudo de todas as disciplinas das escolas públicas e privadas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática no ensino fundamental estão pautados por princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos. São alguns deles:

— A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com