TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Endomarketing Nas Organizações

Monografias: A Importancia Do Endomarketing Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do Endomarketing nas Organizações

O mercado de trabalho esta a cada dia que passa mais competitivo, não apenas de concorrência, mas de profissionais comprometidos e capacitados que realmente queiram vestir a camisa da empresa. Antigamente era fácil ver profissionais fazendo uma carreira longa em uma organização, e atualmente é raro ser ver este cenário, pois a rotativa de um colaborador em uma empresa é muito grande. Sendo assim, as organizações precisam investir mais em formas de reter talentos, pois não é somente um bom salário que ira fazer um funcionário permanecer em seu emprego, mas sim um conjunto de fatores. Tendo em vista tudo isso, a comunicação pode ser uma ferramenta para melhorar o gerenciamento do processo dentro de uma instituição, e pensando nisto, foi criado o Endomarketing, justamente para melhorar a comunicação interna nas organizações.

O Endomarketing consiste em vender o seu produto ou serviço para o seu público interno para depois vender para os externos, ou seja, antes de tentar vender para o seus clientes, venda primeiro para os seus colaboradores. Os objetivos principais do endomarketing é focar no funcionário com métodos motivacionais e valorização do mesmo, pois um colaborador motivado irá produzir mais que um desmotivado, pois é difícil vender algo em que não se acredita.

“Endo Provém do Grego e quer dizer, ação interior ou movimento para dentro. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro, uma volta ao passado” ( Analisa de Medeiros Brum, 1998, pag. 4 )

O colaborador passa mais tempo em seu trabalho do que com seus próprios amigos e familiares, sendo assim, não é apenas um bom salário que ira motivá-lo, mas também um ambiente tranqüilo e harmonioso com as pessoas que estão inseridas nele. E para criar esse ambiente tranqüilo e prazeroso para o colaborador, é necessário um bom trabalho de endomarketing com um profissional capacitado.

O grande desafio no mercado é justamente este, as empresas preferem investir em comunicação externa, como propagandas, folders, jornais e acabam deixando de lado a comunicação interna.

Analisa de Medeiros Brum ( 1998 ) afirma :

“Estudos mostram que a maioria das pessoas dedica ao trabalho apenas 25% da sua capacidade. Os outros 75% representam a falta de engajamento e a falta de motivação. Esses dados podem até ter uma certa dose de exagero, mas servem para mostrar o desafio enfrentado pelos empresários de hoje”

Vivemos cerca de um terço de nossas vidas no ambiente de trabalho, e podemos ver claramente que muitos profissionais não se dedicam ao máximo em seu emprego, devido a falta de motivação.

Para revertermos esta situação, é necessário que as empresas se preocupem mais com os seus colaboradores, pois funcionários alegres e felizes tendem a ter mais facilidade em lidar com a pressão do dia-a-dia, e para que isso aconteça, é necessário que a empresa tenha um bom relacionamento com os seus funcionários, pois uma empresa nada mais é que uma família, um ajudando ao outro em prol de um objetivo em comum.

Portanto, os funcionários são peças fundamentais para o sucesso de uma empresa, sendo assim é necessário que a empresa tenha uma comunicação de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com