A Importância Da Dança Na Adolescência: Aspectos Do Desenvolvimento Físico
Por: Mario Luz • 30/8/2025 • Monografia • 3.966 Palavras (16 Páginas) • 11 Visualizações
DAYANE OLIVEIRA DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA ADOLESCÊNCIA: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, SOCIAL E COGNITIVO
DAYANE OLIVEIRA DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA ADOLESCÊNCIA: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, SOCIAL E COGNITIVO
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Projeto Técnico Científico do Curso de Educação Física da Universidade Paulista – Campus Flamboyant Goiânia – Goiás sob orientação do professor Me. André Luís dos Santos Seabra.
RESUMO
Visando entender melhor a relação entre a dança como atividade física e a sua pratica por adolescentes, este trabalho se propôs a analisar diversos artigos que tangenciam os objetos de estudo, verificando deste modo, como os conceitos de dança e adolescência se construíram ao longo das gerações e como os adolescentes se relacionam com essa atividade física. Desenvolvido como uma revisão bibliográfica do tema, este trabalho verificou motivações para a prática da dança como atividade física, as percepções tanto dos adolescentes, como também dos seus responsáveis sobre suas melhorias físicas, psicossociais, motoras, cognitivas e comportamentais adquiridas com o habito da atividade. A partir de todos os artigos pesquisados e da discussão que foi elaborada neste trabalho pode-se concluir que a dança como atividade física pode trazer em curto prazo melhores aspectos sociais, comportamentais, cognitivos e motores para os adolescentes, e em longo prazo, podem também trazer melhorias físicas e ainda mais melhorias psicossociais, ajudando assim estes a terem um desenvolvimento pessoal mais refinado em relação aos aspectos citados.
Palavras-chave: Dança; Atividade Física; Adolescentes; Dança na Adolescência.
ABSTRACT
Aiming to better understand the relationship between dance as a physical activity and its practice by adolescents, this work set out to analyze several articles that touch on the objects of study, thus verifying how the concepts of dance and adolescence were constructed over generations. and how teenagers relate to this physical activity. Developed as a bibliographical review of the topic, this work verified motivations for practicing dance as a physical activity, the perceptions of both adolescents and their guardians regarding their physical, psychosocial, motor, cognitive and behavioral improvements acquired through the habit of the activity. . From all the articles researched and the discussion that was elaborated in this work, it can be concluded that dancing as a physical activity can bring better social, behavioral, cognitive and motor aspects to adolescents in the short term, and in the long term, it can also bring physical improvements and even more psychosocial improvements, thus helping them to have a more refined personal development in relation to the aspects mentioned.
Keywords: Dance; Physical activity; Teenagers; Dance in Adolescence.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. METODOLOGIA 5
3. REFERENCIAL TEÓRICO 5
3.1. A dança, aspectos históricos, conceituais e tipos de danças. 5
3.2. Adolescência: conceitos, puberdade, caracterização física, motora, social e cognitiva. 6
3.3. A dança na adolescência: aspectos físicos, motores, sociais e relacionados a saúde 7
4. DISCUSSÃO 9
5. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo, podendo ou não ser acompanhado por música. [1]. Alguns estudiosos entendem a dança como uma linguagem, partindo do entendimento que o corpo tem uma linguagem própria e inteligível. A dança é uma manifestação comum registrada em todas as culturas, sendo registrada em várias civilizações, desde as pré-históricas.
Além do entendimento da dança com linguagem e cultura, também pode-se atribuir a qualidade de atividade física, visto que pode contribuir para a melhoria da saúde. A dança é uma atividade alegre que dá estímulos e traz sensações de bem estar as pessoas que praticam [2]. Dançar regularmente pode ajudar a reduzir o estresse, além de melhorar a postura e o equilíbrio, ainda estimula a memória e a perda de peso [3].
Para adolescentes, a dança pode ser especialmente benéfica. Estimular os jovens a participar de aulas de danças, pode trazer benefícios físicos e sociais. Além dos benefícios mencionados, a dança na adolescência pode ajudar a desenvolver a autoestima e a autoconfiança. Dançar direciona a mente para o presente, ajudando a elevar a autoestima e fluir com mais leveza pela vida. Além disso, dançar relaxa a musculatura e proporciona sensação de alívio, o que estimula a concentração e reduz a ansiedade e o estresse evitando entre outras coisas que eles fiquem nas ruas o que pode implicar em riscos sociais [4]. A adolescência é um período do desenvolvimento humano bastante complexo pois abrange um momento da existência extremamente importante e com várias alterações físicas, hormonais, o que pode impactar inclusive na vida social, portanto, a dança pode implicar em benefícios para corpo e a mente e proteção social para este público. E assim o jovem possa compreender que a dança também é uma atividade física, que melhora todo seu desempenho.
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da dança no período de desenvolvimento da adolescência em seus aspectos físicos, motores, sociais e psicológicos. Tendo como objetivos específicos descrever os benefícios da dança na adolescência, em seus aspectos físicos, motores, sociais e psicológicos; discutir o desenvolvimento ocorrido na adolescência em jovens praticantes de dança e mapear estudos originais tendo como objeto a prática da dança por jovens no período da adolescência.
...