TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Igreja Para O Direito Medieval

Artigos Científicos: A Importância Da Igreja Para O Direito Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Já a igreja desenvolveu um papel bem fundamental no direito medieval, onde foi a igreja em que teve sua tarefa de produzir as regras e normas responsáveis pela regulamentação do comportamento da sociedade durante todo o período medieval o chamado “direito canônico”.

O direito canônico conjunto de leis e regulamentos feitos ou adotados pelos líderes da Igreja, para o governo da organização cristã e seus membros. Surgiu com o declínio do império romano, aumento do poder da igreja católica e pelo fato de que as pessoas acreditavam que a igreja possuía um status de um saber inquestionável, era derivado de um saber divino e era ali que estavam os estudiosos e também havia a construção, manutenção e manipulação da verdade onde escondia certos fatos, fundamentadora de uma política autoritária imposta pela Igreja Católica. Direito canônico adquiriu um papel muito relevante para o direito medieval, pois com o enfraquecimento do império romano houve a invasão dos “bárbaros” em parte do território do império romano, dessa forma a igreja que procurava expandir sua doutrina, se viu obrigada a estabelecer o controle e a conduta deste povo, manipulando suas mentes. Uns dos principais motivos para elaboração dessa conduta imposta pela igreja foi o etnocentrismo, ou seja, toda cultura que fosse diferente da qual já era praticada pelo povo que se denominavam “civilizados”, essa nova cultura era considerada primitiva e não era algo aceitável. Dessa forma coube a igreja, o papel de estabelecer as regras e normas para regularizar o comportamento dos indivíduos da sociedade assim estabelecendo o direito medieval. As regras estabelecidas pela igreja deveriam ser seguidas por todas, e a desobediência dessa regra chegaria a ser considerado como um pecado, conforme trecho citado no artigo postado na plataforma (Direito Medieval) “regras, são leis, isto é, são verdades reveladas por um ser superior, onipotente, e a desobediência, muito mais que uma infração, é um pecado”.

Dessa forma pode-se concluir que e a igreja teve papel essencial para o Direito medieval, pois cabia a igreja estabelecer o “controle” e a conduta da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com