TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Psicologia Para A Pedagogia

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Da Psicologia Para A Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  5.091 Palavras (21 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 21

Faculdade Anhanguera Taguatinga

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Tutora: Lúcia Andrade

Pedagogia

Sandra Correia de Oliveira – RA 7375562628

Tânia Côrte de Souza – RA: 2400006291

Thâmara Brenda Pereira De Oliveira – RA: 7536620368

Thaiane da Rocha Silva – RA 7986733104

Taguatinga-DF

04 de Junho de 2014

SUMÁRIO

1. Introdução __________________________________________________3

2. A importância da Psicologia para a Pedagogia_________________________4

3. Informações sobre as teorias da aprendizagem _______________________ 6

4. Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos_____________9

5. Relatório______________________________________________________ 12

6. A contribuição dos jogos para o desenvolvimento infantil _____________13

7. Conclusão__________________________________________________18

8. Referências Bibliográficas______________________________________19

INTRODUÇÃO

Ao longo da história da Educação, o professor era um mero transmissor de informações, e o aluno era um agente passivo da aprendizagem, ou seja, não se levava em conta seu interesse. Com as mudanças atuais, parte-se do pressuposto de que o interesse do aluno é fundamental para que ocorra a aprendizagem; assim, as metodologias de ensino tiveram que ser repensadas. Nesse contexto, os jogos educativos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas no ensino de diversas disciplinas. Eles ajudam as crianças e os adolescentes a construírem suas novas descobertas, desenvolvem e enriquecem a personalidade e simbolizam um instrumento pedagógico que coloca o professor na condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.

Segundo Vygotsky (1989), o lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. Através do jogo, ela aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. O brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

A importância da Psicologia para a Pedagogia

Psicologia e Pedagogia evoluíram no decorrer dos anos, uma é tão importante para o processo de aprendizagem significativa quanto a outra, desde o behaviorismo quando mente e comportamento eram estudados separadamente a psicologia já se fazia importante, uma ciência positivista que estudava a parte visível do ser humano, acreditando que o meio quem determina o sujeito, tendo como meta previsão e controle de comportamento.

É evidente a contribuição da ciência psicológica para as tarefas da Educação, sobretudo se levarmos em conta a quantidade e a qualidade de conhecimentos científicos acumulados sobre as diferentes dimensões da ação humana: processos e relações afetivas, cognitivas, morais, estéticas etc. A ação educacional no Brasil e no mundo, nos últimos tempos, tem outorgado um papel de destaque aos estudos psicológicos sobre a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos na perspectiva psicogenética e construtiva. Apesar de esses estudos, realizados no século XX, terem mostrado a sua força explicativa em relação as mais diferentes áreas do conhecimento (matemática, lógica, física, biologia, ética, estética, fenômenos sociais etc.), eles ainda não são suficientemente conhecidos nos seus verdadeiros alcances para os problemas da educação. Querendo ganhar, então, maior profundidade de análise no campo da psicologia certos assuntos e conteúdos críticos na conjuntura educacional atual, podem contribuir para a reflexão e para a prática da ação escolar.

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

A psicologia é uma das disciplinas que precisa ajuda o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de avaliar a própria atividade, e a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.

Ao participar da construção do conhecimento dos alunos, o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer/propiciar a inter-relação (encontro/confronto) entre sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento (conteúdo escolar); nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento (processo de ensino-aprendizagem).

Partindo da visão da personalidade como constituída com base em um processo relacional, que, portanto se forma também nas relações dentro da escola. Percebe-se então que, dessa maneira a aliança entre Educação e Psicologia é incontestável e bastante antiga, não tendo sido preciso esperar o momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com