TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ATUANDO NA ÁREA DA PEDAGOGIA

Dissertações: A PSICOLOGIA ATUANDO NA ÁREA DA PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................... 01

1-CONTRIBUÍÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO........................................ 02

2–TABELA: ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DE CADA TEORIA DA APRENDIZAGEM.....................................................................................................................3

2.1-SIGNIFICAÇÕES E EMPREGABILIDADE DAS TEORIAS ESTUDADAS......................................................................................................................... .04

3- FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS............................................................................................................................. 05

4 - CONTRIBUIÇÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL...............................................................................................................................06

4.1-TABELA DE JOGOS....................................................................................................... 07

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................... 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem em seu contexto um estudo da relação e dos modos que a Psicologia da Aprendizagem se relaciona com a Pedagogia. Um breve texto mostrando que a Psicologia e a Pedagogia, são peças importantes no desenvolvimento da criança no seu período inicial, e por isto uma está sempre relacionada à outra. Mostraremos também como podemos estimular a criança e dar a ela mais interesse com as atividades empregadas em sala de aula pelo professor, apontando ao próprio professor como lidar e resolver problemas com aquela criança que não consegue aprender os conteúdos dados.

Relacionaremos com grandes estudiosos da educação – Ausubel, Piaget e Vygotsky – as teorias que por eles desenvolvidas com o dia-a-dia em sala de aula, cada teoria nos trará grande conhecimento e aprimoramento no que se diz respeito à Educação infantil.

Com os jogos interativos e educacionais poderemos concluir que a aprendizagem se fará com mais interesse, com mais prazer para uma criança, pois bem sabemos que a criança tem o direito de brincar e por que não fazer da brincadeira um modo de aprendizado.

Esperamos que com estes assuntos possamos mostrar que a Educação não é só um direito e dever de todos e sim é um importantíssimo caminho que todos devemos trilhar para um futuro promissor.

1- AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

A Psicologia é uma ciência muito ampla, com muitas e diferentes áreas de interesse. As pessoas que se interessam pela educação sentem necessidade de saber como as crianças pensam se desenvolvem e adquirem o conhecimento do mundo. Para isso, é necessário que o educador estude a área da Psicologia que se chama Psicologia da Educação.

A Psicologia da Educação é uma área da educação dedicada às problemáticas da educação e do processo ensino-aprendizagem. Ela é voltada para o estudo dos mecanismos de aprendizagem, para as estratégias de ensino no contexto escolar e para a o desenvolvimento de um projeto educativo adequado.

Estes estudos têm considerado o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano a partir de diferentes pontos de vista e diferentes concepções. Cada uma dessas teorias considera o aluno de modo diferente.

Todas essas teorias procuram contribuir para o aperfeiçoamento máximo do aluno, mas cada uma delas tem uma visão própria acerca das potencialidades desse aluno. De acordo com sua concepção do ser humano, cada teoria exigirá uma diferente atuação do educador.

As diferentes concepções existentes sobre este assunto dividem-se em três grupos: o empirismo, o inatismo e o interacionismo. Os adeptos da concepção empirista ou ambientalista acreditam que o desenvolvimento do ser humano depende principalmente do seu ambiente, dos estímulos do meio em que ele vive das experiências pelas quais ele passa. Esses pensadores não dão importância à maturação biológica, nem as capacidades mentais das pessoas: sua inteligência, suas aptidões, sua vontade, seus sentimentos. Os adeptos da concepção inatista aceitam que, ao nascer, a criança vem equipada com capacidades, aptidões e possibilidades que irão amadurecendo até sua transformação em adulto. Suas capacidades estão pré-formadas, desde seu nascimento elas existem na criança. Esta teoria aceita a existência de estruturas biológicas prévias, prontas, que antecedem o ato do conhecimento.

O interacionismo, um terceiro modo de entender o ser humano, leva em conta, no desenvolvimento, tanto fatores orgânicos como fatores ambientais. De acordo com essa teoria, tanto os fatores subjetivos quantos os fatores objetivos, são importantes na determinação do desenvolvimento do aluno, sendo, por isso, considerados na educação. Dentro do interacionismo, temos Piaget com sua teoria conhecida como construtivismo, e Vygotsky com a teoria sócio-interacionista.

2–TABELA: ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DE CADA TEORIA DA APRENDIZAGEM

TEORIAS ASPCTOS CONCEITUAIS CONTRUBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Teoria verbal significativa (Ausubel) Estrutura cognitiva aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos), significados, interações e conhecimentos. Muda o foco do ensino-estimulo para o modelo de aprendizagem significativa. Interação do novo conhecimento com o que já existe, conhecimento que o aluno já possui, ou seja, aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz o processo é dinâmico e vai sendo construído.

Teoria Genética da aprendizagem

(Piaget) Durante a vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com