TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da ética Corporativa

Artigos Científicos: A Importância Da ética Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA CORPORATIVA

Dentro do assunto apresentado, pode-se afirmar que ética é conjunto de valores morais e princípios que orientam a conduta humana na sociedade. Existe para que se tenha um equilíbrio e bom funcionamento social. Conforme Francisco Gomes de Matos profere, não há um código e nem técnica para a ética, mas sim Cultura, Liderança e Estratégia, onde a ética pressupõe competência, abrangendo liderança, estratégia e cultura corporativas.

Atualmente, ética é praticada vinculada a circunstâncias e interesses. Para viver em harmonia social é preciso ser ético. A sociedade consiste em três pilares éticos: é imprescindível que seja justa; que seja livre; e é vital que seja solidária. A fim de cumprir os deveres da sociedade e garantir que ela seja digna é preciso desenvolver três capacidades: liderança integrada; organização flexível; visão e ação estratégica. É preciso também ter educação ética. Ética não é apenas um programa a ser desempenhado, diz respeito à responsabilidade social. Por conseguinte é de extrema importância desenvolver a cultura ética na empresa.

Predispondo um melhor entendimento, a PLT afere a ética em uma perspectiva multidimensional, por meio de códigos essenciais: ética da consciência; ética da inteligência; ética da vontade; e ética do comportamento. A fim de promover a ética de maneira eficaz é necessário um modelo de ação. Como foi dito anteriormente, ética não é apenas um programa, portanto, o baseamento de um modelo de ação é a conscientização. O exemplar de ação deve orientar práticas eficazes induzindo a comportamentos éticos, incentivando e motivando tanto os funcionários quanto fregueses.

Sobre o website, “Ética nos Negócios”, analisa-se um exemplo prezado de como a ética deve ser exercida e quão atitudes prestigiam a empresa. A “Pantene” concebeu um filme onde a protagonista é uma garota surda-muda que aprende a tocar violino, rompendo barreiras e passando por cima de todo descrédito, nenhuma referência é feita ao shampoo “Pantene” até o fim do comercial… “Você pode brilhar” e fazer a diferença! Esta atitude prestigiou a empresa e avocou a atenção de milhares de telespectadores. Cultura, liderança e estratégia fazem a diferença, com certeza este foi um projeto de uma equipe integrada e de pessoas conscientes e solidárias.

Concluindo, ética nos empenha a andar sempre por um caminho justo, livre e sociável. Apresentando uma postura ética, exibe suas atitudes perante uma sociedade e sobre seus atos acometidos. Na maioria das ocasiões é através da ética que se consegue achar a solução de muitas ou algumas situações em nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com