TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Ppp Para A Organização Da Escola

Dissertações: A Importância Do Ppp Para A Organização Da Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 6

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ubá 2014

Ubá 2014

RAFAELA APARECIDA MARTINS GONÇALVES

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso Educacao fisica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplinas: Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I

Professores: Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato, Raquel Franco

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA INCLUSÃO

Nicolas é uma criança que nasceu com Atrofia Muscular Espinhal e também problemas na deglutição dos alimentos, e por isso só pode se alimentar via sonda. Sua mãe, Dona Nida Adriane, conta que ele queria estar no meio das crianças, então seus pais tentaram coloca-lo em creches, como foi orientado pelos psicólogos, mas foram tentativas sem sucesso, as creches não o aceitavam, pois achavam que era risco.

Depois de muitas tentativas seus pais acharam uma escola disposta à aceita-lo, a Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Cantinho Amigo situada em Porto Alegre – RS, onde a professora Gisele Pelc com o apoio da Professora Lílian Pereira, a Professora Margarete Ruppenthal e toda a escola fizeram um lindo trabalho de inclusão com Nicolas e com varias outras crianças com necessidades educativas especiais. A professora Gisele Pelc conta que a hora das brincadeiras e muito importante tanto para a socialização quanto para o desenvolvimento de sua autonomia, nessa hora o Nicolas vai se interagir mais com os colegas. Como todas as outras crianças ele participa de todas as atividades, e isso contribuiu muito para o crescimento dele, diminuindo seus medos e evidenciando suas capacidades.

Os professores da Escola Cantinho Amigo sempre se empenham nas suas formações principalmente quando há um aluno com necessidades educativas especiais. A escola faz todo um preparo com a família e especialistas para acolher a criança com bastante segurança, a ajuda desses profissionais de saúde é muito importante para que os professores tirem suas duvidas e não cometam erros que possam prejudicar o Nicolas e atrapalhar seu desenvolvimento em sala de aula. A Secretaria Municipal de Educação tem uma equipe que dá assessoria à escola uma vez todos os meses para fazer uma formação, estudo e planejamento das atividades. Há também uma estagiaria sempre quando tem um aluno que precisa de apoio como o Nicolas, ela auxilia o professor na inclusão desse aluno em todos os momentos da rotina da escola.

ASPECTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

A inclusão escolar vem evoluindo com o passar dos anos, mas ainda há muito que fazer para que saia do papel e se torne pratica. Com isso os professores tem que se dedicar mais ampliando seus conhecimentos a fazer tudo para que o aluno seja realmente incluído.

Souza e Tavares (2010) colocam em destaque que há muitas escolas que possuem deficientes físicos, porem essas escolas não possuem o preparo adequado para garantir o desenvolvimento escolar dos mesmos. Eles ainda salientam que é papel fundamental do professor buscar aperfeiçoamento e novas técnicas didáticas para que os alunos com NEE tenham uma aprendizagem de qualidade.

Nem todas as escolas brasileiras estão adaptadas como a escola Cantinho Amigo. Essa etapa de adaptação já deveria ter sido superada, as escolas deveriam estar adequadas às necessidades de todas as crianças. O papel do professor e da família também é muito importante, o professor poderá identificar as necessidades da sala de aula e observar o que esta dificultando o acesso da criança com NEE e elimina-los ou modifica-los.

A criança que tem Atrofia muscular espinhal como o Nicolas, precisa de muita dedicação, preparo e adaptação, por isso o professor tem que usar seu lado afetivo para desenvolver as atividades do cotidiano da criança, como alimentar, lavar, trocar, proteger, consolar entre outras. Além de aspectos ligados diretamente à condição física da criança, o ambiente escolar também tem que estar apropriado para que a criança com NEE desenvolva suas atividades dentro e fora da sala de aula com êxito. A parceria dos com profissionais da saúde é muito importante para que os cuidados a serem tomados não interfiram na necessidade especial da criança. Aubert (2002) destaca que a utilização incorreta de equipamentos especiais pode levar a complicações, como contraturas articulares que pode limitar a funcionalidade do aluno interferindo negativamente no seu desempenho escolar. Portanto, qualquer pessoa que tenha responsabilidade sobre a criança deve entender os objetivos e monitorar o uso dos equipamentos para maximizar seus benefícios.

CONCLUSÃO

A construção de um sistema inclusivo depende de uma construção coletiva. Trocas de experiência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com