TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização Da Instituição E Reflexão Da Importãncia Do PPP Na Escola

Dissertações: Caracterização Da Instituição E Reflexão Da Importãncia Do PPP Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  4.795 Palavras (20 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

. Ao analisar o Projeto Político Pedagógico, pode-se observar como ocorre a organização pedagógica do espaço escolar de acordo com as correntes teóricas, demarcando assim a construção de conhecimentos sólidos. Além de propiciar e favorecer a formação docente proporciona também aquisição do saber acadêmico, correlacionando-o com a realidade e adequando este processo as demandas atuais.

Desse modo o presente trabalho partiu da necessidade de compreender e conhecer melhor o Projeto Político Pedagógico tendo em vista a análise do PPP da Instituição Casa da Criança e Escola de Cultura Pai Serra Grande. O objetivo deste é refletir sobre a atuação e a importância do PPP dentro da instituição escolar, bem como sua intervenção família/escola. Ele resulta da pesquisa bibliográfica e de campo fundamentada de acordo com os teóricos, DAVIS; VIEIRA (2002) e LUCK (2009, 2010) vinculando a uma abordagem teórica e prática que venha proporcionar subsídios acerca das questões que norteiam o Projeto Político Pedagógico. Sua aplicabilidade é compreender o seu significado, qual sua relação com escola e fazer uma reflexão sobre alguns quesitos que deve orientar esta proposta pedagógica.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E REFLEXÃO DA IMPORTÂNCIA DO PPP NA ESCOLA

A Casa da Criança e Escola de cultura Pai Serra Grande a qual foi realizada a pesquisa de campo é uma instituição localizada no município de Buritizeiro - norte de Minas Gerais, com a população estimada em 26.921 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010).

A instituição se encontra em conformidade com a lei, resolução nº 6900/91 de Outubro de 1991, norteando-se pelos princípios de igualdade, liberdade e ideais de solidariedade, tendo por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, cognitivo, social, ampliando suas experiências proporcionando e estimulando o interesse pelo processo do desenvolvimento do ser humano da natureza e da sociedade, tendo como órgão mantenedor a Prefeitura municipal de Buritizeiro – MG.

O funcionamento da instituição é das 7h às 17h sem interrupção, com alunos semi-internos que permanecem na creche por 04 (quatro) horas e alunos internos por 10 (dez) horas. Totalizando 197 alunos distribuídos em:

TURMA(S) IDADE DAS CRIANÇAS ALUNOS POR TURMA ALUNOS POR PROFISSIONAL

01 0 a 02 16 08

01 02 a 03 16 08

02 03 a 04 15 15

03 04 a 05 20 20

03 05 a 06 25 25

O espaço físico, instalações e equipamentos constituem em uma construção de alvenaria com telhas de barro, aproximadamente 900 m² divididos em: 07 salas de aula, 01 cozinha, 01 despensa, 02 depósitos, 01 sala de professores, 05 banheiros (sendo um para adultos e quatro adaptados à educação infantil), 01 área de refeitório e lazer com cobertura, berçário com 22 berços e 01 vestuário. Possui dois mimeógrafos, 01 aparelho de som portátil, 01 caixa de som com 2 microfones, 01 armário de roupas, 01 máquina de costura, 01 máquina de lavar roupa, 01 tanquinho de lavar, 01 ferro elétrico, 06 coleções de livros para o professor, 05 tangrans, 06 ábacos, jogos quebra-cabeça emborrachado, 01 armário com material pedagógico, 02 computadores com impressora matricial, 01 televisão e 01 aparelho de DVD.Contém em seu quadro de funcionários: 20 educadores infantis(07 com curso de magistério em nível médio,10 com curso superior de Pedagogia e 03 com curso superior Artes Visuais),01 coordenadora com curso de magistério em nível médio e normal superior, 02 serviçais com curso superior;01 serviçal cursando ensino superior; 03 serviçais com Ensino médio completo,02 pedagogos especializados em supervisão e com pós-graduação que orientam os professores.

A instituição atende alunos da pré – escola, composta por alunos de classe baixa que residem no bairro: Novo Buritizeiro e adjacentes a escola, possuindo baixo nível de escolaridade e um alto índice de analfabetos.

Para a comunidade, a creche é o local onde seus filhos são educados e cuidados, socializam e forma valores que promovem seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual propiciando a criança um espaço que lhe oferece prazer, confiança e afeto

Nesse intuito a integração entre profissionais/criança/família ocorre através de eventos culturais como: auditório, carnaval, festa junina, festival folclórico, culminância de projetos, comemoração do dia das mães e festa da família que são promovidas na instituição.

Diante desses fatores é indispensável salientar que as constantes mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais nos contextos global e local exigem do profissional uma permanente atualização para assumir uma postura crítica diante da atual conjuntiva. Nesse sentido é válido pontuar que:

.

Um dos elementos para compreender o processo de mudança que vivemos é o aumento progressivo da dependência dos países, dos governos, das empresas e dos indivíduos em relação ao conhecimento. [...] a maneira como os homens partilham o conhecimento, criando outros, é facilitada pela tecnologia da informática. (DAVIS; VIEIRA, 2002, p.25).

Ainda de acordo com as autoras a escola é um dos principais ambientes de formação do indivíduo, diante desta consideração o educador precisa aperfeiçoar-se, aprimorar-se e atualizar-se visando o desempenho de uma prática pedagógica que contribua efetivamente com sua formação crítica e aquisição de novos conhecimentos. Com o objetivo de amplificar esta composição, mensalmente são realizadas reuniões pedagógicas focalizando assuntos referentes à educação e a prática do professor na educação infantil.

Anualmente os docentes da instituição participam de um encontro, onde se reúnem todos os professores da rede municipal, para partilharem estudos, debates e/ou oficinas a respeito de temas atuais e de necessidade do profissional que é consultado previamente. Além disso, a entidade mantenedora procura realizar através de convênios com universidades, cursos emergenciais de graduação para os professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com