TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP-A ESCOLA

Trabalho Escolar: PPP-A ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

A ESCOLA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2. A IMPORTÂNCIA DOS DOCUMENTOS E MECANISMO DO ESPAÇO ESCOLAR.........................................................................................................5

2.1 A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLA............................................................................6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................9

4. REFERÊNCIAS...............................................................................................10

1- INTRODUÇÃO:

A Pesquisa e prática profissional é um processo que objetiva entrar em contato com realidades desconhecidas ou pouco conhecidas, revelando suas características e peculiaridades, observando critérios específicos e está ligada a várias instâncias, desde o desenvolvimento de novos conhecimentos, passando pela pesquisa diagnóstica nos mais diversos campos. Constitui-se como um dos princípios científicos e educativos mais significativos para a construção do conhecimento, sendo indispensável à formação do futuro docente.

A pesquisa pressupõe alguns elementos fundamentais para sua realização, tais como: a criatividade, a inovação, a elaboração própria, o questionamento da realidade, a criação, a descoberta. Portanto, a pesquisa, de forma geral, no âmbito educacional compreende a capacidade do professor pesquisador em elaborar e construir conhecimento por si próprio, ou seja, é uma construção pessoal que pode ser coletiva, mas que sempre traz benefícios para o coletivo. Cabe uma observação importante, que a pesquisa apresenta múltiplos horizontes e perspectivas e, deve ser também, uma (re) descoberta da realidade.

As atividades selecionadas para a realização do presente Portfólio foi à leitura dos livros e textos disponibilizados no AVA, os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas da UTA Pesquisa e Prática Profissional: a escola, artigos em site da internet, estudos bibliográficos dos exercícios propostos da UTA.Irá compor o portfólio a introdução, e no desenvolvimento; a importância dos documentos e mecanismo do espaço escolar, a importância da criação do Projeto Político Pedagógico para a escola; e as considerações finais e seguindo as referências.

2. DESENVOLVIMENTO:

A importância dos documentos e mecanismo do espaço escolar.

Educação: processo de formação de competências e habilidades, bem como de formação ética e moral do aluno, envolve ainda a troca de experiências e o debate sobre o conhecimento na interação entre professor e aluno; Ensino: transmissão de informações, orientação e reflexão sobre como lidar com as informações transmitidas no sentido de aproveitá-las no debate sobre o conhecimento; A pesquisa é também um processo em que o conhecimento é construído por meio de interpretações que devem ser fundamentadas em fontes de pesquisa; as conclusões às quais o pesquisador chega são parte do saber a ser continuamente interpretado, debatido e revisto pelas sociedades humanas, trabalho este que deve estar baseado, obrigatoriamente, nos paradigmas científicos conhecidos.

É por meio da pesquisa que se produz conhecimento. Assim sendo, o professor pesquisador está capacitado a levar o conhecimento produzido para o interior da sala de aula. Lá esse conhecimento será colocado em debate e confrontado com outras interpretações. Neste processo, o professor deve fazer com que os alunos entendam os argumentos que norteiam uma pesquisa e criem, eles mesmos, argumentos capazes de defender ou refutar as diferentes interpretações, sem doutriná-los na preferência por alguma delas. É então o aluno, que trabalhando e refletindo a partir do que é trazido pelas pesquisas, se tornará sujeito do conhecimento, sendo capaz de lançar argumentos existentes ou próprios em defesa de sua posição.

O trabalho de pesquisa é importante porque mostra ao aluno que o conhecimento não está pronto e depositado em um "baú" de onde se retira alguma Verdade definitiva, mas que, ao contrário, as interpretações, quando solidamente argumentadas, contribuem para construir verdades (com v minúsculo) que atuam como "tijolos" na composição de um imenso "painel" que faz parte da cultura humana.

É daí que o aluno se torna sabedor de que informações não é o

Conhecimento em si, mas apenas matérias-primas a partir das quais o conhecimento é continuamente produzido, sendo necessária a filtragem e a reflexão em cima das informações.

2.1 A importância da criação do Projeto Político Pedagógico para a escola

O projeto Político Pedagógico constitui-se em um documento produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar a fim de organizar e planejar o trabalho administrativo-pedagógico, buscando soluções para os problemas diagnosticados.

- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha à força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com