TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do lúdico Na Educação Infantil

Artigos Científicos: A Importância Do lúdico Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  8.877 Palavras (36 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 36

ELIANA DE MOURA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Taubaté SP

2013

RESUMO

O presente trabalho visa compartilhar com os professores da educação infantil as reflexões e experiências com o uso do lúdico junto aos alunos, principalmente que no que refere à alfabetização. Acredita-se que ao observar atentamente o modo como os alunos brincam, é possível perceber que os usos que fazem dos jogos e das brincadeiras e a forma de organizá-los estão relacionados com seus contextos de vida e expressam visões de mundo particulares. O objetivo da utilização do lúdico em sala de aula é promover a estimulação das relações cognitivas, afetivas, verbais, psicomotoras, bem como desenvolver a capacidade criativa e crítica dos alunos. Ressalta-se que o potencial dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica dá-se devido ao fato da união de alguns pontos essenciais na esfera educacional, dos quais destacam-se: a cultura já que o lúdico é sócio-cultural-histórico; o interesse do aluno, pois brincar é a atividade principal da criança; e os conteúdos curriculares, uma vez que jogos e brincadeiras diferentes podem expressar diferentes conteúdos. Por fim, pode-se afirmar que a utilização do lúdico na educação infantil auxilia os professores na alfabetização do aluno, uma vez que traz a valorização do indivíduo em sua condição de pessoa humana.

Palavras Chave: Lúdico. Alfabetização. Educação Infantil. Professor.

ABSTRACT

This paper aims to share with teachers in early childhood education experiences and reflections with the use of play to the students, especially as it relates to literacy. It is believed to closely observe how the students play, you can see that the uses they make of games and play and how to organize them are related to their life contexts and express particular worldviews. The purpose of using the play in class is to promote the stimulation of the cognitive, emotional, verbal, psychomotor, and develop creative and critical capacity of students. It is noteworthy that the potential of games and play as a pedagogical tool takes place due to the fact the union of some essential points in the educational sphere, which include: the culture since the play's socio-cultural-historical; interest student, because play is the main activity of the child, and the curricular content, since different games and play can express different contents. Finally, it can be stated that the use of play in early childhood education helps the student teachers on literacy, since it brings the individual in his appreciation of the human condition.

Keywords: Playful. Literacy. Early Childhood. Education

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO…………............……………………………………………………...…10

CAPÍTULO 1 – O LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.............13

CAPÍTULO 2 – A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA A ALFABETIZAÇÃO.16

2.1 Jogos e Brinquedos............................................................................17

2.2 O Brincar e a Educação Infantil.........................................................20

CAPÍTULO 3 – A ALFABETIZAÇÃO........................................................................24

CAPÍTULO 4 – A FORMAÇÃO LÚDICA DO PROFESSOR.....................................26

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................32

REFERÊNCIAS..........................................................................................................36

INTRODUÇÃO

Por meio das atividades lúdicas, as crianças reproduzem muitas situações vividas em seu cotidiano, as quais, pela imaginação e pelo faz de conta, são relacionadas. Esta representação do cotidiano se dá por meio da combinação entre experiências vividas e novas possibilidades de interpretações e reproduções do real, de acordo com as necessidades e desejos. O lúdico desenvolve a linguagem e a motricidade, aguçando a percepção do mundo, exercitando a memória e outras funções cognitivas.

A proposta desta pesquisa é estudar a importância do lúdico para a educação infantil, considerando o lúdico como atividade espontânea, sem fim delimitado. O interesse pelo tema surgiu por observar sua importância dentro da pedagogia e pela relevância para diversas disciplinas. É de fundamental importância termos consciência de que a atividade lúdica é uma necessidade da criança, que propicia que seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e afetivo. O lúdico permite que a criança tenha mais liberdade de pensar e de criar, para se desenvolver plenamente.

Para que a educação lúdica caminhe na educação é preciso refletir sobre sua importância no processo de ensinar e aprender. As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento e nunca devem ser consideradas um mero passatempo ou diversão superficial para a criança. Cabe ao professor de educação infantil buscar maneiras de ensinar por meio do lúdico, gerando uma educação de qualidade que realmente atenda os interesses e necessidades da criança. É preciso entrar no mundo da criança, no seu sonho, fantasia e imaginação. A educação é o ato sábio de busca, interação, troca e apreciação do educando.

Assim sendo, esta pesquisa investiga as atividades lúdicas como exercícios fundamentais, necessários e úteis à educação infantil, pois as brincadeiras e jogos são indispensáveis para que haja uma aprendizagem que proporcione prazer no ato de aprender.

Ressalta-se que o lúdico é essencial para uma escola que se proponha não somente ao sucesso pedagógico, mas também à formação do cidadão, já que a consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com