TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do lúdico Na Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Do lúdico Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por meio do domínio sobre o meio em que vive e dos contatos com seus semelhantes, em todas as fases da sua vida, o ser humano, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas.

O que lhe garante sobreviver e interagir na sociedade como ser participativo, criativo e crítico é o apropriar-se de todos os conhecimentos desde o mais simples (como bocejar) ao mais complexo (resolução de problemas). Isso pode ser definido como EDUCAÇÃO.

E todos ao nosso redor têm direito a educação, desde o mais pobre (apesar de ter menos acesso a esta oportunidade) ao mais abastado.

Sabemos, contudo que há muitas formas de serem transmitido o conhecimento entre elas está nossa contribuição - Educação Lúdica.

A Educação Lúdica está bem distante de ser uma concepção de passatempo, brincadeira ou diversão superficial. Em todos os segmentos da vida está o significado do educar ludicamente. Por exemplo, uma criança que joga bolinha de gude ou brinca de boneca com seus companheiros, não está apenas brincando ou se divertindo aleatoriamente, está operando inúmeras funções cognitivas e sociais ao mesmo tempo. Eles educam-se ludicamente, pois combinam e integram a mobilização das relações funcionais ao prazer de interiorizar o conhecimento e a expressão de felicidade que é manifestada na interação com seus semelhantes.

Os jogos construíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. As atividades de dança, caça, pesca e lutas eram tidas como de sobrevivência nos tempos primitivos, ultrapassando muitas vezes o caráter restrito de divertimento e prazer natural. A infância e a cultura adulta, o corpo e o meio faziam parte de um só mundo. Esse mundo apesar de pequeno, era eminentemente coerente, uma vez que a cultura era caracterizado pelos jogos, a cultura era a educação e a educação representava sobrevivência.

E com o passar do tempo, há uma evolução nesses pensamentos. Dewey afirma: "O jogo faz o ambiente natural da criança, ao passo que as referências abstratas e remotas não correspondem ao interesse da criança." Partindo do pressuposto de que a verdadeira educação é aquela que cria na criança o melhor comportamento para satisfazer suas múltiplas necessidades orgânicas e intelectuais, não há outro caminho se não organizar seus conhecimentos, partindo das necessidades e interesse da criança.

Para Makarenko "o jogo é tão importante na vida da criança como é o trabalho para o adulto", daí o fato de a educação do futuro cidadão se desenvolver antes de tudo no jogo.

É fundamental compreender que o conteúdo do brinquedo não determina a brincadeira da criança. Ao contrário, o ato de brincar que revela o conteúdo do brinquedo. O brinquedo faz parte da vida da criança. Simboliza a relação pensamento-ação e, sob esse ponto, constitui provavelmente a matriz de toda atividade linguística, ao tornar possível o uso da fala, do pensamento e da imaginação.

A educação lúdica, além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integra-se ao mais alto espírito de uma prática democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. Sua prática exige a participação franca, criativa, livre, critica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.

O lúdico na educação infantil tem sido uma das estratégias mais bem sucedidas no que concerne à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com