TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Contos De Fadas Na Infância

Exames: A Importância Dos Contos De Fadas Na Infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

2. INTRODUÇÃO

A Infância é o período mais importante na vida do ser humano. É na infância que formamos o nosso caráter. E nesse período é importante que os pais e professores desenvolvam a prática de ler histórias para as crianças.

Através da Literatura Infantil podemos estimular o interesse da criança pela prática da leitura. Os Contos de Fadas é de extrema importância para o desenvolvimento do imaginário Infantil, fazendo assim com que a criança se envolva na fábula contada e tornando assim mais fácil a compreensão do mundo ao seu redor.

A Criança confia no que o conto diz, pois para ela aquilo que se é contado é a sua verdade, fazendo assim com que a leitura satisfaça as necessidades da criança na solução de seus problemas internos.

Segundo Villardi (1999, p.11) “Há que se desenvolver o gosto pela leitura, afim de que possamos formar um leitor para toda vida”. A Prática de ler para as crianças deve estar sempre presente na escola, pois ela deve passar aos seus alunos o gosto pelo aprendizado.

Os Contos de Fadas permitem que as crianças se identifiquem com os personagens e é por meio dos contos que as crianças podem viver seus sonhos, tornando-se princesas e príncipes e satisfazendo os seus próprios desejos.

A Criança ao se entregar a fantasia precisa ter a certeza que não será julgada, ou que a sua capacidade de se entregar ao mundo imaginário seja um erro. Os pais ao narrarem contos, devem deixar o imaginário infantil fluir, e assim dando a certeza à criança que a sua experiência imaginária é importante e foi aceita sem ser julgada.

A Leitura deverá ser prazerosa e fazendo-se assim despertar emoções importantes em cada criança. Pois cada uma reagirá de forma diferente e isso é muito importante para a formação do caráter na infância.

Se os pais ou professores deixarem de contar histórias para as crianças, não precisamente afetará o desenvolvimento infantil, mas fará talvez com que gama de valores que essas leituras as trazem na compreensão da sua vida real e na fábula se torne mais difícil.

3. PROBLEMATIZAÇÃO

A Leitura de Contos é de suma importância no decorrer da infância. Hoje em dia é muito mais difícil despertar o interesse da criança do que antigamente. Devem os professores e pais recorrer a novos métodos de aprendizagem da leitura, para assim obterem a atenção da criança?

É comum vermos uma criança se interessar mais por vídeos na Internet do que por um livro?

Hoje os pais dizem não terem tempo o suficiente para ler as suas crianças contos antes de coloca-las para dormir e assim fazendo com que as crianças assistam algum tipo de desenho ou até mesmo novelas antes de dormirem.

Como ao assistirem novelas ou programas não recomendados para a faixa etária infantil pode afetar o seu desenvolvimento?

Vermos hoje em dia muitas crianças sendo influenciadas por alguns tipos de comportamentos e atitudes que a TV nos passa.

O Imaginário Infantil é totalmente afetado, e a compreensão do mundo ao seu redor também, pois ao ver algum tipo de programa não recomendado a sua idade a criança aprende que aquela realidade passada também é a sua e repete a postura daquela a qual foi passada.

É muito importante que não se pule etapas na infância. E os contos e a leitura de histórias pertencem a essa etapa de aprendizagem.

Como nós podemos ajudar a criança a desenvolver o interesse pela leitura?

Quais consequências podem acarretar nas crianças que não tem contato com a leitura?

4. OBJETIVOS

3.1. Gerais:

Trazer uma contribuição os pais e professores e mostrando assim a importância dos contos de fadas na formação do caráter e do desenvolvimento infantil.

3.2. Específicos:

- Contribuir na reflexão da importância da leitura na infância;

- Discutir sobre a leitura dos contos de fadas;

- Demostrar como os contos podem somar no desenvolvimento do imaginário infantil.

5. JUSTIFICATIVA

A Razão de ter se escolhido esse tema é a de poder examinar os benefícios que a leitura durante a infância trás.

O Desenvolvimento e compreensão da criança se fortalecem durante a leitura. É indispensável para a Educação Infantil a leitura de contos e histórias, fazendo assim com que criança passe a desenvolver o gosto pela leitura.

Os Professores e pais tem que ficarem atentos a quais tipos de histórias a criança gosta de escutar. Quais contos que fazem com que a criança crie, imagine e sonhe com os personagens.

O Principal objetivo desse projeto de pesquisa é ajudar os pais e professores a buscarem um novo caminho de conquistar o interesse das crianças pela leitura.

6. HIPÓTESE

A Preocupação está em como atrair o interesse da criança pelos livros. A criação de novos métodos de ensino da leitura deverá trazer benefícios para o desenvolvimento da aprendizagem, sabemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com