TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA E CONTOS DE FADA, SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho Escolar: LITERATURA E CONTOS DE FADA, SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  1.343 Visualizações

Página 1 de 4

: LITERATURA E CONTOS DE FADA, SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

1 Problematização/ Situação-problema

O despertar pela apreciação da leitura desse tipo de texto. Levar-se-á o leitor a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importância que tal recurso proporciona com satisfação na formação pré-escolar e na fase de aquisição da leitura e escrita.

2 Justificativa

Relembrar minha infância, meu período de inicio escolar é o mesmo que relembrar das histórias contadas pela minha professora.

Branca de Neve, Cinderela, A Bela Adormecida e tantas outras que ao fechar os olhos volta tudo com tanta clareza que parece que estou vivendo os mesmos momentos novamente. Por isso decidi fazer como meu projeto de TCC usando o tema ”Literatura e Contos de Fada” Sua importância para a Educação Infantil.

Sabe-se como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. É o sorrir e gargalhar das situações vividas pelos personagens e com idéias dos contos, então, a criança se torna participante desse momento de humor, descontração, de brincadeira e de aprendizado.

3 Objetivos

Meus objetivos são mostrar a trajetória histórico-cultural da literatura infantil, assim como seus principais autores; mostrar a evolução da sociedade e da instituição escolar em relação á infância e abordar a utilização da literatura na sala de aula, mesmo com as crianças que não saibam ler;

4.1 Objetivo Geral

Este trabalho tem o objetivo em mostrar como podemos usar este recurso na educação infantil, e como pode ser significativa no eixo ensino/aprendizagem

4.2 Objetivos Específicos

A arte de contar e recontar histórias; o papel dos quadrinhos no processo de alfabetização destas crianças e como forma de material literário; o hábito de leitura em pré-escolares e a importância das bibliotecas como meio gratuito de acesso a livros.

Hipóteses

Além das histórias da literatura infantil, também este trabalho está a fazer um estudo a respeito dos contos de fada e sua importância na alfabetização, trabalhando o imaginário das crianças, o despertar pela apreciação da leitura desse tipo de texto. Levar-se-á o leitor a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importância que tal recurso proporciona com satisfação na formação pré-escolar e na fase de aquisição da leitura e escrita.

1 Fundamentação Teórica

Sabe-se como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. É o sorrir e gargalhar das situações vividas pelos personagens e com idéias dos contos, então, a criança se torna participante desse momento de humor, descontração, de brincadeira e de aprendizado

2 Metodologia da Pesquisa

Para realizá-lo tenho feito pesquisas pela internet em sites de educação, observando os professores na escola onde trabalho e mesmo entrevistando os professores nos anos iniciais e pelo que tenho encontrado em minhas pesquisas, posso afirmar que a literatura é imprescindível na aprendizagem de todas as crianças. Estas pesquisas nos mostram como a literatura contribui no desenvolvimento cognitivo das crianças, porque as fantasias lhes proporcionam um bem estar necessário para a fase em que vivem.

A presente pesquisa será realizada na cidade de Guaratinguetá SP, onde o trabalho será realizado com pesquisa de campo na escola onde trabalho, em biblioteca da mesma, biblioteca municipal, com professores colegas que atuam na educação infantil, também farei pesquisas na internet, livros e revistas.

Será uma pesquisa de porte médio, mas sem deixar a desejar em questão de qualidade, e será de grande seriedade a mesma.

3 Cronograma CAPÍTULO I

1.1 Breve Histórico da Literatura Infantil

A Literatura nasceu na Antiga Grécia, chamava-se poesia e existia apenas para divertir a nobreza. As crianças viviam como adultos, não havia separação, ou seja, não se escrevia para crianças.

1.2 Literatura e Leitura

A leitura é uma das mais importantes conquistas da humanidade, é por ela que absorvemos e transformamos o conhecimento em um processo de aperfeiçoamento contínuo.

A leitura possibilita a emancipação da criança e a assimilação dos valores da sociedade.

Capítulo ll

2.1 As origens dos Contos de Fadas

O conto de fadas tem origem Celta, surgiram de lendas e histórias contadas por povos antigos, eram as histórias fabulosas, foram dos contos populares que surgiram os contos de fadas e os contos maravilhosos...

2.2. Características e Personagens dos Contos de Fadas

A principal característica é a presença das Fadas, que é um ser Fantástico que se apresenta em forma feminina com grande beleza e sempre dotada de poderes mágicos.....

Referências

à ABRAMOVICH, FANNY. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

à ANDRÉ, Tâmara Cardoso. Literatura Infantil- Praticas adequada ajudam o despertar o gosto pela literatura. Revista do Professor, Porto Alegre, n.78, p18-21, abr/jun. 2004.

à BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

àCOELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infanto-Juvenil: das Origens Indo Europeias ao Brasil Contemporâneo. 2. ed. São Paulo: Global, 1985.

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »