TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Exercícios físicos Para Os Idosos

Resenha: A Importância Dos Exercícios físicos Para Os Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  286 Visualizações

Exercícios proporcionam uma melhora da qualidade de vida dos idodos

Fazer exercícios traz benefícios em qualquer idade, melhorando a qualidade de vida. Uma velhice tranquila é o resultado de ter uma alimentação saudável, um bom relacionamento familiar, lazer, e exercícios físicos.

Em Criciúma, foram instaladas academias para idosos em 30 bairros. As chamadas Academias da Terceira Idade (ATIs) não possuem um profissional acompanhando essas atividades. “As ATIs são uma maneira de prevenção a doenças. O exercício tonifica e alonga os músculos”, diz o professor de Educação Física Iruan Teixeira. Segundo ele, os riscos de lesão são pequenos, pois os aparelhos não possuem sobrepeso, é só peso corporal. Ele recomenda que em dias frias é necessário as pessoas chegarem aquecidas antes de fazer os exercícios.

A atividade física é importante na velhice pois com o tempo vamos perdendo massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea, além de aumentar a gordura corporal. Há uma série de modificações nos diferentes sistemas do organismo, seja na composição corporal, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funções orgânicas que sofrem efeitos, além do declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico.

O exercício para os idosos se da em mantê-los ativos, visando principalmente o aumento da autonomia e sensação de bem-estar, aumento da força muscular, manutenção ou melhoria da flexibilidade, maior coordenação motora e equilíbrio, controle do peso corporal, diminuição da ansiedade e depressão, maior independência pessoal e além de ajudar no tratamento e prevenção de doenças, entre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com