TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Geopolítica Do Petróleo

Monografias: A Importância Geopolítica Do Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  359 Visualizações

A dependência que criamos sob o petróleo é quase que totalmente irreversível.

Uma boa, importante e significativa parte dos produtos que consumimos e desfrutamos é originário deste óleo preto.

Assim como muitos combustíveis fósseis, ele também não é renovável. O que o torna ainda mais valoroso e disputado.

Encontramos o petróleo em algumas áreas do mundo, principalmente no Oriente Médio. Apesar de muitos extraírem esse combustível, muitos e o resto do mundo precisam importá-lo de algum país. Um exemplo disso é os EUA. Eles retiram milhares de barris por dia, mas mesmo assim, precisam importar, pois consomem mais que o dobro que produzem.

Muitas disputas e guerras já surgiram por conta dele. Locais onde possuem suas jazidas são de extrema importância para o resto do mundo. Qualquer acontecimento que eleve o preço do petróleo ou complique sua distribuição, afetará o mundo inteiro. Podemos dizer que ele é um dos produtos base da economia mundial. Uma crise ou o início do esgotamento seria fatal para toda a população.

Chicletes, batons, remédios, asfalto, lápis de cera, produtos de limpeza, gasolina, vários tipos de plásticos e outras centenas de bens de consumo, são feitas a partir dele. Como disse no começo do texto, nossa dependência diante dele é gigantesca. Não dá para “viver” sem ele. Porém devemos ter uma atenção maior sobre ele – o que não acontece, quase ninguém se preocupa com o prejuízo que poderá causar com a ausência dele-, já que um dia suas fontes se esgotarão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com