TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Hermenêutica e da Homilética

Por:   •  13/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE INTEGRADOCURSO TEOLORA

HERMENEUTICA E HOMILÉTICA

TEMA: A importância da Hermenêutica e da Homilética

Índice

 Introdução

 O Significado da Hermenêutica

 O Significado da Homilética

 Breve análise do Histórico-Cultural Contextual e o ambiente de Provérbios 22.28

 O contexto do Livro de Provérbios

 Considerações

 Bibliografias

Introdução

A importância da hermenêutica para a compreensão dos textos bíblicos.

I - O Significado da Hermenêutica

A Hermenêutica é uma palavra com origem grega e significa a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso. Na Bíblia Sagrada é a arte que estuda as Escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam. O termo “hermenêutico” deriva do grego “hermeneuein”, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras Sagradas. E Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus.

É o estudo cuidadoso e sistemático da Escritura Sagrada para descobrir o significado original que foi pretendido. É a tentativa de escutar a Palavra conforme os destinatários originais devem tê-la ouvido; descobrir qual era a intenção original das palavras da Bíblia Sagrada. Porque a Escritura Sagrada é explicada pela Escritura Sagrada e pelo Santo Espírito. A Bíblia interpreta a própria Bíblia.

Existem muitos textos na Bíblia Sagrada difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para o conhecimento das palavras e dos símbolos, para entendermos a Bíblia Sagrada.

A Hermenêutica abarca, de forma especial, as regras de interpretação que procedem do estudo das qualidades da linguagem humana em geral e de toda a classe de escritos humanos, tanto profanos quanto sagrados. Toda linguagem humana tem seu próprio gênio que não conseguem ser definidos em uma tradução literal para outra língua. São modismos, provérbios, idiotismos, peculiaridades gramaticais, referências a costumes locais; os quais poderiam causar problemas de interpretação para aqueles que procuram entender o significado original que o autor quis comunicar, lendo agora em outro idioma. O problema aumenta com relação aos textos Bíblicos, visto que o tempo que nos separa dos escritos originais é grande e só há algumas décadas é que os judeus recuperaram seu idioma a nível nacional com a instalação do novo Estado de Israel. Assim, por muitos séculos o hebraico foi uma língua morta, embora preservada nos círculos rabínicos graças ao desenvolvimento do texto massorético. Isto torna a Hermenêutica ainda mais importante e necessária. Tendo em vista que ela é a teoria das operações de compreensão em sua relação com a interpretação dos textos Bíblicos.

II - O Significado da Homilética

O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembleia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "HOMILEU" conversar.

O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar".

A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século dezessete passou a ser chamada de Homilética. É a Arte de pregar bem. É a ciência ou a arte de elaborar e expor o sermão. A homilética trata das questões introdutórias da matéria, visando uma compreensão objetiva de seus aspectos, tais como: origem, significado, tarefa, desenvolvimento histórico, problemas, características, conteúdo, importância e alvo da prédica evangélica. Ela abrange tudo o que tem a ver com a pregação e apresentação de práticas religiosas: como preparar e apresentar sermões de maneira mais eficaz. Quando a Homilética é observada e aplicada, proporciona-se ao ouvinte uma melhor compreensão do texto.

III - Breve análise do Histórico-Cultural Contextual e o ambiente de Provérbios 22.28

“Não removas os limites antigos que fizeram teus pais” (Pv 22.29;)

Temos aqui em provérbios 22.28; um antigo costume de deixarem marcos de balizamento para separar as linhas e os limites das propriedades. E o Pregador também condenou a esse ato em, Provérbios 23.10 “Não removas os limites antigos, nem entres nas herdades dos órfãos.” Vemos que desde o início da civilização até o advento da agrimensura e dos registros cartoriais, as pessoas reivindicavam para si pedaços de terra demarcando os limites das propriedades. Em campos abertos onde às linhas da propriedade se encontram, o costume exigia a abertura de uma pequena vala, uma cerca, uma pedra erguida, um monte de pedras, ou qualquer outro marcador semi-permanente para identificar os limites dos campos adjacentes. Esses marcadores seriam usados para identificarem propriedades, avaliação de uma herança, povoamento de extensa propriedade e assim por diante. Homens profanos podiam facilmente mover tais marcadores durante a noite de forma a aumentar a propriedade deles, roubando campo dos seus vizinhos. É bem provável que marcadores de ferro tenham sido enterrados na propriedade para marcar as divisas das propriedades, e foram vistoriados em levantamentos topográficos e registrados cuidadosamente em mapas nas prefeituras e cartórios. Mas este não era o caso em Israel antigamente, portanto, devemos apreciar o cuidado que tinham com esses marcadores determinados pela lei de Deus e pela sabedoria de Salomão. Deus deu propriedade a homens, e Ele as protegia. Aqui está uma das grandes leis da sabedoria de Deus em governar o povo. O mandamento: “Não furtarás”, protege a propriedade de outras pessoas e inclui a advertência de Provérbios. “Não removas os limites antigos que fizeram teus pais” (Pv 22.29;) Na realidade, o Senhor condenou até mesmo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com