TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Leitura

Por:   •  2/5/2019  •  Abstract  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da leitura

Segundo pesquisas do projeto Retratos da Leitura no Brasil, há aproximadamente 56% da população que faz uso da leitura no país. Esse dado é modificado devido a algumas situações da população brasileira em sua totalidade. O cenário atual é tido como desafiador para a devida importância que tem o uso da leitura, medidas como o incentivo a leitura devem vir de todas as camadas da população, para um bem maior de todos.

A leitura é um objeto fundamental do conhecimento, o hábito da leitura possui chaves para portas onde pode se ter uma sociedade melhor, além de aprimorar o vocabulário de cada pessoa. Mas no Brasil, entretanto, possui sua população analfabeta muito alta, segundo IBGE, e isso faz com que muitas pessoas não possam ter habilidade de leitura e desfrutar dos benefícios que a mesma traz ao indivíduo. Além disso, o prazer de ler ainda é um dos grandes desafios, pois dentre 56% da população que se diz leitora, não ler pela sua importância e sim pela obrigação em alguns casos, como o de estudantes.

De acordo com a escritora Heloisa Seixas, com o prazer de ler é possivél descobrir que o livro é um necessidade de todos, em um dos seus livros "O prazer de ler" a escritora traz experiências que corroboram com isso. Ler é preciso, para uma boa interpretação, para criar pontos de vistas, para explandir o conhecimento e para ampliar vocabulário. É com a leitura que mudamos o mundo, para um lugar melhor com um índice pequeno de alienação e um grande de pensadores.

Portanto, é necessário por parte das pessoas o consenso de que a leitura junto com o prazer de ler, faz da mesma um poço de conhecimento, e só traz benefícios positivos para os que constantemente leêm. O Poder Público e a sociedade precisam estudar estratégias que possam despertar o interesse de todos pela leitura e com a consciência de que a mesma é um fator importante para suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com