TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Ato de Ler

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 10

A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Érica Santos Araújo

RESUMO

A presente escrita intitulada, tem como propósito discutir e refletir sobre o uso das novas TIC no processo educativo de crianças da pré escola na como objetivo geral refletir sobre 0 de uso das TIC nas aulas de educação infantil levantando possíveis contribuições e dificuldades para o processo de ensino aprendizagem. Os teóricos que subsidiaram essa investigação foram: Behrens (2000), Lévy (1993), Silva (2001), Vygotsky (1993), Lopes (1996), Moran (2000) dentre outros que contribuíram nas discussões no bojo deste estudo. Constituiu-se em pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. A pesquisa permitiu contatar que há, de fato uma necessidade imperiosa de alargamento da formação dos professores da educação infantil, destacando-se a imperiosa necessidade de aproximações entre recursos analógicos e os digitais num saudável movimento de interlocuções e construções. .

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação; Educação Infantil; Formação de Professores

INTRODUÇÃO

A presente escrita nasce de reflexões acerca da utilização das tecnologias em sala de aula analisando seus desafios e contribuições. Tem como propósito discutir e refletir sobre o uso das novas TIC no processo educativo de crianças na educação infantil, numa perspectiva didático-pedagógica através de uma reflexão teórica critica.  Trata-se de uma proposta que surgiu partir de reflexões vivenciadas na minha prática como docente da educação infantil em uma Escola Municipal em Serrinha-BA e das leituras vivenciadas no decorrer do Curso de pós-graduação em Tecnologias Digitais aplicada a Educação da Uniasselvi.

Através da observação de colegas e da minha própria prática percebi uma grande lacuna quanto ao uso das tecnologias digitais na sala de aula, ou má interpretação quanto à concepção do uso dos dispositivos tecnológicos na educação infantil. Partindo leituras e das experiências vivenciadas após adentrar a essa temática, é possível pensar na sala de aula da educação infantil como, também, um espaço de aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2000), potencializado pelas tecnologias da inteligência (LÉVY, 1993), redimensionando, dessa forma, a sala de aula como espaço interativo (SILVA, 2001).

Sabe-se que mesmo antes de o aluno chegar à escola, ele já passou por várias experiências e aprendizagens coletivas, inclusive com as tecnologias. E, nesse contexto, o professor deve assumir novas posturas em sala de aula, trazendo para sua prática cotidiana propostas diversificadas de atividades que envolvam novas formas de leitura e de escrita, mediatizadas pelas TIC, interligando, assim, ações escolares com as do mundo contemporâneo. Utilização das TIC no contexto escolar como recurso pedagógico possibilita à criança uma maior e melhor integração a essa sociedade tecnológica em que o domínio desses meios se torna extremamente necessário. A tecnologia vem avançando cada vez mais rápido na sociedade atual. E esse despertar para o uso social e adequado das novas tecnologias deve ocorrer na escola o quanto antes, ou seja, desde a Educação Infantil.

Nesse sentido, temos por objeto de estudo o uso das novas TIC no processo educativo da educação infantil. O intuito maior, o que move essa pesquisa, é descobrir: De que modo os professores da educação infantil compreendem o uso da tecnologia como meio da promoção da aprendizagem em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as práticas de uso das TIC nas aulas de educação infantil levantando possíveis contribuições e dificuldades para o processo de ensino aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

UM ESTUDO SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL Á LUZ DO SÓCIO-INTERACIONISMO DE VYGOTSKY

Tradicionalmente, na maioria dos discursos circulantes no seio dos cursos de formação de educadores, a educação infantil é concebida como local de brincadeiras. Muitos sujeitos, por desconhecimento da importância desta etapa da educação, atribuem a sala de aula da pré-escola como lócus de entretenimento para as crianças. Como um local seguro para deixar as crianças enquanto os pais precisam trabalhar.

No cenário dos debates contemporâneos, à luz de documentos importantes como a BNCC- Base Nacional Comum Curricular, a educação infantil assume a posição de importância, sendo tema de necessários estudos, sobretudo no que tange ao processo de educar e letrar as crianças em face da emergência da sociedade mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação. No cenário da emergência das novas TIC, torna-se importante os estudos quanto as possibilidades de uso pedagógico dos dispositivos digitais, demandando dos educadores reflexão e muitas ponderações sobre como e para quê usar os recursos de ensino derivados das novas TIC, principalmente quando o público é a primeira infância.

Neste sentido, percebendo-se a educação infantil como cenário fértil para a realização de interações e de aprendizagens coletivas vamos ancorar as reflexões sobre usos da TIC pelas crianças na sala de aula e mesmo na escola, nos escritos de Vygotsky, no escopo da teoria que ficou conhecida como sócio interacionismo. Justamente no corpo teórico conhecido como Socio interacionismo que nos inspiramos para refletir sobre o papel mediador que os signos, os símbolos e a linguagem veiculada nos e pelos suportes digitais promovem junto as crianças.

CONCEITUANDO TÉCNICA, TECNOLOGIA E TIC

Quando ouvimos a palavra tecnologia, logo pensamos em algo novo, em avanços tecnológicos, em dispositivos digitais. Porém, primeiro precisamos desmistificar a visão equivocada de que tecnologia é uma expressão própria do mundo contemporâneo.

Segundo Blanco e Silva (1993), o termo tecnologia vem do grego technê (arte, ofício) e logos (estudo de) e referia-se à fixação dos termos técnicos, designando os utensílios, as máquinas, suas partes e as operações dos ofícios. As “tecnologias” existem desde a criação da humanidade, e se apresentam de diferentes maneiras em cada época.  Ramos (2012) define tecnologia como conhecimentos que permitem produzir objetos, modificar o meio em que se vive e estabelecer novas situações para a resolução de problemas vindos da necessidade humana. Partindo da ideia expressa pelodo autor, abordando a tecnologia como modificadora do ambiente em que vivemos, percebemos em que surge para facilitar a vida da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com